Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6647
Título: O ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA EM IMPERATRIZ (MA): INCERTEZAS, ADAPTAÇÕES E REALIDADES
Título(s) alternativo(s): REMOTE EDUCATION IN PANDEMIC TIMES IN IMPERATRIZ (MA): UNCERTAINTIES, ADAPTATIONS AND REALITIES
Autor(es): PEREIRA, Helen dos Santos
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem remotos;
tecnologias digitais;
pandemia
Remote teaching and learning;
digital technologies;
pandemic
Data do documento: 14-Fev-2022
Editor: UFMA
Resumo: O presente estudo monográfico tem como principal objetivo, refletir acerca do ensino e aprendizagem em tempos de pandemia causada pelo corona vírus, a denominada COVID 19. Não se pode afirmar que todos os setores, incluindo a economia, saúde, transporte, lazer, alimentação, educação, tenham sido igualmente afetados. Porém, como educadoras e educadores, podemos garantir que, “sentimos na pele” os efeitos devastadores a que a referida pandemia tem nos causado. O ensino remoto é uma realidade da qual não se pode fugir, sendo assim, no campo educacional, são inúmeros os transtornos com os quais nos defrontamos no dia a dia familiar e escolar. Neste trabalho, daremos especial atenção aos dados colhidos por meio de um questionário feito com a utilização do Google Forms. Vinte e duas pessoas participaram, dentre elas: pais, mães, professores e professoras da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Quanto aos dizeres dos respondentes é possível perceber as seguintes declarações: O momento vivenciado representa uma questão de crise na saúde pública; a situação pandêmica acarreta consequências preocupantes ao bem estar dos indivíduos em geral, atingindo-os emocionalmente. Mais especificamente no setor educacional, compreende-se que os conflitos entre teoria e prática, se agravaram ainda mais, com o ensino na modalidade online. Se aceleram as pendências do tipo defasagem do estudantes no que se refere à leitura, à escrita. Isto, consequentemente, nos distancia de uma prática de aprendizagem autônoma, menos mecânica. Pelo que se observa, os professores demonstram uma “certa” instabilidade emocional para lidar com esse cenário tão conflitante e real.
Descrição: The main objective of this monographic study is to reflect on teaching and learning in times of a pandemic caused by the corona virus, the so-called COVID 19. It cannot be said that all sectors, including the economy, health, transport, leisure, food, education, have been similarly affected. However, as educators, we can guarantee that, “we feel in our skin” the devastating effects that the aforementioned pandemic has caused us. Remote teaching is a reality that cannot be escaped, therefore, in the educational field, there are numerous disorders that we face in the family and school routine. In this work, we will pay special attention to the data collected through a questionnaire made using Google Forms. Twenty-two people participated, among them: fathers, mothers, teachers of early childhood education and early years of elementary school. Regarding the respondents' statements, it is possible to perceive the following statements: The moment experienced represents a crisis issue in public health; the pandemic situation has worrisome consequences for the well-being of individuals in general, affecting them emotionally. More specifically in the educational sector, it is understood that the conflicts between theory and practice have worsened even more with online teaching. Students' lag-type issues with regard to reading and writing are accelerated. This, consequently, distances us from an autonomous, less mechanical learning practice. From what can be observed, teachers demonstrate a “certain” emotional instability to deal with this very conflicting and real scenario.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6647
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HELEN_DOS_SANTOS_PEREIRA_tcc.pdfTCC de Graduação904,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.