Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6648
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dc.contributor.authorPEREIRA, Iraene de Oliveira Brito-
dc.date.accessioned2023-07-21T13:48:31Z-
dc.date.available2023-07-21T13:48:31Z-
dc.date.issued2022-02-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6648-
dc.descriptionThe work highlights the importance of the body and movement in early childhood education through the lucidity composed by children. In this context, it aims to analyze the role assigned to the body and movement in early childhood education. The present study Body, gestures and movements in early childhood education, has as its method the quantitative research, field research and bibliography aiming at some theorists such as Wallon, Boulch, Negrine, Magma and Hergos, Lemos and Santaiana, Vygotsky, Cabral, Silveira, among others. others, it was necessary to resort to the National Curricular Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI) and the National Common Curricular Base (BNCC), in order to analyze how these documents reveal the importance of games for the development of children's skills in Early Childhood Education. In addition, a field research with a qualitative focus was carried out through the Google Forms platform, a questionnaire with 4 questions from A and C with short answers was carried out that brings the perception of the teachers of the maternal classes and periods of the municipal network of Imperatriz, Maranhão (MA), about body and movement, inside and outside the classroom. It is concluded that the development of bodily change develops through interactions and experiences that are built through cultural exchanges and mainly evidenced by the school environment.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho destaca a importância do corpo e do movimento na educação infantil por meio da lucidade composta pelas crianças. Nesse contexto tem como finalidade analisar o papel destinado ao corpo e movimento na educação infantil. O presente estudo Corpo, gestos e movimentos na educação infantil, tem como método a pesquisa quantitativa, pesquisa de campo e bibliográfica visando alguns teóricos como, Wallon, Boulch, Negrine, Magma e Hergos, Lemos e Santaiana, Vygotsky, Cabral, Silveira, entre outros, foi necessário recorrer às Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com intuito de analisar como esses documentos revelam a importância das brincadeiras para o desenvolvimento de habilidades das crianças, na Educação Infantil. Além do mais, foi realizada uma pesquisa de campo com enfoque qualitativo através da plataforma Google Forms, feito um questionário de 4 perguntas com a percepção das professoras das turmas de maternal e períodos da rede municipal de Imperatriz, Maranhão (MA), sobre corpo e movimento, dentro e fora da sala de aula. Conclui-se que o desenvolvimento do troco corpóreo se desenvolve através das interações e vivencias que são construídas através de trocas de saberes e culturas principalmente construído pelo o ambiente escolar.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectCorpo;pt_BR
dc.subjectGestos;pt_BR
dc.subjectMovimentos;pt_BR
dc.subjectEducação Infantil;pt_BR
dc.subjectProfessoraspt_BR
dc.subjectBody;pt_BR
dc.subjectGestures;pt_BR
dc.subjectMoves;pt_BR
dc.subjectChild education;pt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.titleCORPO, GESTOS E MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O OLHAR PSICOMOTOR E PEDAGÓGICO DE PROFESSORAS EM UMA EMEI DE IMPERATRIZ-MA, IMPACTOS DA COVID-19pt_BR
dc.title.alternativeBODY, GESTURES AND MOVEMENT IN CHILDHOOD EDUCATION: THE PSYCHOMOTOR AND PEDAGOGICAL VIEW OF TEACHERS IN AN EMEI OF EMPRESS-MA, IMPACTS OF COVID-19pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

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