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Título: O PROTAGONISMO DE LAURA ROSA: UMA PROFESSORA QUE MARCOU A HISTÓRIA DO MARANHÃO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
Título(s) alternativo(s): THE PROTAGONISM OF LAURA ROSA: A TEACHER WHO MARKED HISTORY OF MARANHÃO IN THE FIRST HALF OF THE 20TH CENTURY
Autor(es): SOUZA, Islene Mota de
Palavras-chave: Laura Rosa;
Carreira Docente;
Educação maranhense
Laura Rosa;
Teaching Career;
Education in Maranhão
Data do documento: 11-Dez-2019
Editor: UFMA
Resumo: A professora normalista Laura Rosa foi também poetisa, contista, conferencista, inspetora e diretora maranhense, sendo assim uma importante intelectual do Maranhão, a qual, no ano de 1943, tornou-se a primeira mulher a ocupar uma cadeira (n° 26) na Academia Maranhense de Letras. Em sua carreira literária escreveu excelentes contos, crônicas e poesias que foram reverenciados em diversos jornais do Brasil. Em relação a carreira docente, atuou de forma marcante, dedicada e competente em diferentes escolas, contribuindo para a educação de várias gerações. O presente trabalho visou investigar a história de vida dessa relevante professora maranhense que exerceu protagonismo na história do Maranhão, destacando os aspectos ligados à sua trajetória pessoal, social e profissional. O referencial teórico foi baseado nos autores: Abreu (2016), Almeida (2013), Castro (2008), Del Priori e Bassanezi (2007), Ginzburg (2003), Guedes e Schelbauer (2010), Leite (2015), Licar (2012), Lobo (1909), Luz e Schotten (2016), Marconi e Lakatos (2016/ 2015), Martiniak (2018), Marques; Cotta; Priore (2011), Melo (2010), Mota e Tourinho (2012), Perrot (2017), Saldanha (2008), Silva (2008), Tofanelo (2015), Villela (2008) e Weber (2012). A pesquisa consistiu na identificação, transcrição e análise de textos de jornais e documentos disponíveis na hemeroteca digital da Fundação Biblioteca Nacional, documentos avulsos e códices encontrados no Arquivo Público do Estado do Maranhão, e impressos do acervo da Biblioteca Pública do Estado do Maranhão. Tais fontes apontaram como Laura Rosa era conhecida como intelectual da educação, estimada tanto como profissional quanto como pessoa, pois era uma defensora da educação infantil, feminina e também dos necessitados, sendo atuante em causas sociais. A pesquisa contribuiu para a visibilidade do papel e protagonismo de mulheres maranhenses na História do Maranhão e disponibiliza fontes sobre a educação do Maranhão na primeira metade do século XX.
Descrição: Professor normalista Laura Rosa was also a poet, short story writer, lecturer, provincial and Maranhão director, so u ma important intellectual of Maranhão, which, in 1943, became the first woman to hold a chair (No. 26) at Academia Maranhense de Letras. In his literary career he wrote excellent short stories, chronicles and poetry that were revered in several newspapers in Brazil. Regarding the teaching career, he worked in a remarkable, dedicated and competent way in different schools, contributing to the education of several generations. The present work aimedinvestigate the life history of this relevant teacher from Maranhão who played a leading role in the history of Maranhão, highlighting the aspects related to her personal, social and professional trajectory. The theoretical framework was based on the authors: Abreu (2016), Almeida (2013), Castro (2008), Del Priori and Bassanezi (2007), Ginzburg (2003), Guedes and Schelbauer (2010), Leite (2015), Licar ( 2012), Lobo (1909), Luz and Schotten (2016), Marconi and Lakatos (2016/2015), Martiniak (2018), Marques ; Cotta ; Priore (2011),Melo (2010),Mota and Tourinho (2012), Perrot(2017), Saldanha (2008), Silva (2008), Tofanelo (2015), Villela (2008) and Weber (2012). The research consisted of the identification, transcription and analysis of texts from newspapers and documents available in the digital library of the Fundação Biblioteca Nacional, separate documents and codices found in the Public Archive of the State of Maranhão, and printed from the collection of the Public Library of the State of Maranhão. Such sources pointed out how Laura Rosa was known as an education intellectual, esteemed both as a professional and as a person, as she was an advocate for early childhood education, for women and also for the needy, being active in social causes. The research contributed to the visibility of the role and protagonism of women from Maranhão in the History of Maranhão and provides sources on the education of Maranhão in the first half of the 20th century.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6649
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

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