Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6650
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGARCIA, Janne Newlle Araújo-
dc.date.accessioned2023-07-21T14:09:35Z-
dc.date.available2023-07-21T14:09:35Z-
dc.date.issued2023-01-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6650-
dc.descriptionThe title of this conclusion work is the gender in teaching profession courses. The subject of the research is: what is the rate of male and female teachers in graduation degree of the Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)? The purposes are: 1. Present the historical setting of the women insertion in teaching courses from the industrial revolution; 2. Analyze by gender the rate of the teachers in the graduation courses of the UEMASUL, campus Imperatriz; 3. Raise hints of the percentage found by gender in teaching courses of the UEMASUL. This exploratory research contains a qualitative approach through the rate collection of the teaching staff including effective and temporary professors of the teaching courses of UEMASUL since this is the University which most offers the mentioned courses covering the south and southwest region of the state of Maranhão. The investigated courses are Physics, Geography, History, Letras, Math, Pedagogy and Chemistry during the period of two years (from November 2019 to November 2022). This investigation shows the strong impact of the industrial revolution in the substitution of the handcraft work to the paid labor through the usage of the machines, modifying the formation and actuation of the male teacher and their professional continuance. Consequently, the increase in evasion of men in magistery promoted the insertion of the women in this teaching profession even with a completely different status as the profession became depreciated. In higher education, the courses containing an expressive quantity of women are Letras and Pedagogy. Math, Physics and Chemistry contain higher rate of male professors. In human sciences, History is the only course not containing women as most of its professors.pt_BR
dc.description.abstractO tema deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é o gênero na docência de cursos de licenciatura. A questão de pesquisa é: Qual o índice de professores e de professoras nos cursos de licenciaturas da Universidade Estadual da Região Tocantina (UEMASUL) do campus de Imperatriz? Os objetivos são: 1. Apresentar o cenário histórico da inserção da mulher no magistério, a partir da Revolução Industrial; 2. Analisar o índice de docentes, por gênero, nos cursos de licenciaturas da Universidade Estadual da Região Tocantina (UEMASUL) do campus de Imperatriz; 3. Levantar indícios sobre o motivo do percentual encontrado de docentes, por gênero, nos cursos de licenciaturas da Universidade Estadual da Região Tocantina (UEMASUL) do campus de Imperatriz. A pesquisa é do tipo exploratória e de abordagem qualitativa, em que se realizou um levantamento no quadro de docente efetivos e contratados dos cursos de licenciaturas da UEMASUL do campus de Imperatriz, pois é essa universidade que mais oferece os referidos cursos, abrangendo a região do sul e sudoeste do maranhão. Os cursos consultados foram Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química, no período de novembro de 2019 à novembro de 2022. A investigação mostra que a Revolução Industrial impactou fortemente na substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas, alterando a formação e atuação de docentes homens e sua permanência na profissão. Houve o aumento da evasão do homem do magistério, impulsionando a inserção das mulheres na profissão docente, mesmo com status completamente diferente dos homens que exerciam à docência. A docência foi ficando ainda mais desvalorizada. No ensino superior os cursos que possuem uma quantidade expressiva de professoras são, Letras e Pedagogia, já os cursos Física, Matemática e Química possuem o maior índice de docentes homens. Na área de Ciências Humanas o único curso que a maioria de docentes não são mulheres é História.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectRevolução Industrial;pt_BR
dc.subjectRelações de Gênero;pt_BR
dc.subjectMagistério Superior;pt_BR
dc.subjectFeminizaçãopt_BR
dc.subjectIndustrial Revolution;pt_BR
dc.subjectGender Relations;pt_BR
dc.subjectHigher Magistery;pt_BR
dc.subjectFeminizationpt_BR
dc.titleÍNDICE DE DOCENTES, POR GÊNERO, NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA: UMA ANÁLISE COMPARATIVApt_BR
dc.title.alternativeINDEX OF TEACHERS, BY GENDER, IN BACHELOR COURSES OF THE STATE UNIVERSITY OF THE TOCANTINE REGION: AN ANALYSIS COMPARATIVEpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JANNE_NEWLLE_ARAUJO_GARCIA_tcc.pdfTCC de Graduação898,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.