Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6653
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Larissa Sousa-
dc.date.accessioned2023-07-21T14:34:04Z-
dc.date.available2023-07-21T14:34:04Z-
dc.date.issued2021-04-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6653-
dc.descriptionThe present work deals with Specialized Educational Assistance (AEE) for the deaf, its functioning and its importance in the current moment of deaf education. The purpose of this study is to raise a discussion about the education of the deaf, ESA and the role it plays in the perspective of implementing inclusive education. Thus, this essay is based on a case study, using the interview as the main tool for data collection. It is sought, through a bibliographic review, to trace a timeline of the history of the education of the deaf, from Antiquity to the present day, in order to understand the historical trajectory and how we arrived at the current situation. Based on this, a discussion begins about the moment of education for the deaf in which we are currently inserted - inclusive education. To better understand this current moment, we took a specific case of a deaf student for study, interviewing the person responsible for his care. Analyzing the data obtained, from the point of view of authors such as Mirlene Ferreira Macedo Damázio and Romeu Kasumi Sassaki, it became possible to observe the fundamental role of AEE in this new perspective of inclusive education and the representativeness of this achievement for the deaf community.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) de surdo, seu funcionamento e sua importância no momento atual da educação de surdos. O propósito deste estudo é levantar uma discussão acerca da educação de surdos, do AEE e o papel que ele desempenha na perspectiva da implementação da educação inclusiva. Dessa forma, este ensaio é baseado em um estudo de caso, utilizando a entrevista como principal ferramenta para a coleta de dados. Busca-se, através de uma revisão bibliográfica, traçar uma linha do tempo da história da educação de surdos, desde a Antiguidade até os dias atuais, a fim de compreender a trajetória histórica e como chegamos a situação atual. Partindo disso, inicia-se uma discussão sobre o momento da educação de surdos em que estamos inseridos atualmente - educação inclusiva. Para compreender melhor esse momento atual, tomamos um caso específico de um aluno surdo para estudo, entrevistando a responsável pelo seu atendimento. Analisando os dados obtidos, a partir do ponto de vista de autores como Damázio (2007) e Sassaki (1999), tornou-se possível observar o papel fundamental do AEE nessa nova perspectiva da educação inclusiva e a representatividade dessa conquista para a comunidade surda.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Especializado;pt_BR
dc.subjectSurdo;pt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectSpecialized Educational Service;pt_BR
dc.subjectdeaf;pt_BR
dc.subjectInclusive Educationpt_BR
dc.titleO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA UM ALUNO SURDO DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ ABDALLApt_BR
dc.title.alternativeSPECIALIZED EDUCATIONAL SERVICE FOR A DEAF STUDENT JOSÉ ABDALLA MUNICIPAL SCHOOLpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARISSA_SOUSA_OLIVEIRA_tcc.pdfTCC de Graduação485,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.