Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6654
Título: EXPERIÊNCIAS (AUTO)FORMATIVAS DE UMA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO EM IMPERATRIZ - MARANHÃO
Título(s) alternativo(s): (SELF)FORMATIVE EXPERIENCES OF A PEDAGOGY STUDENT AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF MARANHÃO IN IMPERATRIZ - MARANHÃO
Autor(es): MESQUITA, Laynna Barbosa
Palavras-chave: (Auto)formação;
Experiências;
Identidade docente
(Self)training;
Experiences;
Teacher identity
Data do documento: 2022
Editor: UFMA
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo analisar as experiências (auto)formativas vivenciadas no curso de Pedagogia na Universidade Federal do Maranhão de Imperatriz - MA, e refletir sobre a influência destas na construção da identidade docente. O interesse em pesquisar a temática se deu no processo de escrita do memorial de formação do Estágio em Gestão de Sistemas Educacionais e após participar do minicurso Narrativas Digitais e os Construtos de Identidade Docente. A pesquisa baseou-se em publicações científicas sobre narrativas autobiográficas, autoformação e identidade docente, em livros, artigos científicos, dissertações e teses de doutorado de autores/as como: Carvalho (2016), Duran (2009), Freitas (2010), Passeggi (2011), Josso (2007), Pimenta (2002) e Loss (2015). Nesse sentido, buscou se narrar a história de vida e fazer reflexões (auto)biográficas sobre algumas experiências vivenciadas no curso de Pedagogia. A relevância desta pesquisa é propiciar elementos à academia que valorizem a (auto)formação e a influência desta na construção da identidade docente e possibilitar novas pesquisas sobre a temática. Dessa forma, conclui-se que estas experiências (auto)formativas no curso de Pedagogia na UFMA atribuíram significado e sentido à minha vida pessoal e influenciaram diretamente na construção da minha identidade docente.
Descrição: The present work aimed to analyze the (self) formative experiences lived in the Pedagogy course at the Federal University of Maranhão de Imperatriz - MA, and to reflect on their influence on the construction of the teaching identity. The interest in researching the theme took place in the process of writing the training memorial of the Internship in Management of Educational Systems and after participating in the mini course Digital Narratives and Teacher Identity Constructs. The research was based on scientific publications on autobiographical narratives, self- education, and teaching identity, in books, scientific articles, dissertations and doctoral theses by authors such as: Carvalho (2016), Duran (2009), Freitas (2010), Passeggi (2011), Josso (2007), Pimenta (2002) and Loss (2015). In this sense, we sought to narrate the life story and make (auto)biographical reflections about some experiences lived in the Pedagogy course. The relevance of this research is to provide elements to the academy that value (self) formation and its influence in the construction of the teaching identity and enable new research on the subject. Thus, it is concluded that these (self) formative experiences in the Pedagogy course at UFMA gave meaning and meaning to my personal life and directly influenced the construction of my teaching identity.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6654
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAYNNA_BARBOSA_MESQUITA_tcc__1_.pdfTCC de Graduação1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.