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Título: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NO MUNICÍPIO DE JOÃO LISBOA/MA: EM FOCO PERCEPÇÕES DOCENTES
Título(s) alternativo(s): SPECIALIZED EDUCATIONAL SERVICE (AEE) IN THE MUNICIPALITY OF JOÃO LISBOA/MA: IN FOCUS TEACHER PERCEPTIONS
Autor(es): SOUSA, Lazaro Mourão de
Palavras-chave: Inclusão escolar;
Desafios;
Parceria família e escola
School inclusion;
Challenges;
Family and school partnership
Data do documento: 29-Jul-2022
Editor: UFMA
Resumo: O trabalho aborda a temática acerca do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no Município de João Lisboa/MA Neste sentido, a pesquisa buscou pleitear um dos aspectos do processo inclusivo, na vertente do AEE, tendo o foco nas percepções docentes sobre este atendimento na efetivação da inclusão. Deste modo, o objetivo central desta investigação foi: analisar percepções de docentes sobre desafios no Atendimento Educacional Especializado (AEE) em uma escola dos Anos iniciais da rede de ensino municipal da cidade de João Lisboa/MA. Para atender o objetivo exposto buscamos subsídios teóricos para fundamentar o trabalho, para tanto, se fez necessária à busca de diferentes autores, assim como documentos legais que respalda acerca da pesquisa, bem como, a Constituição Federal (1988), LDBEN (1996), A Declaração de Salamanca (1994), Triviños (1987), Lazzaretti e Freitas (2016), entre outros. Como metodologia nos apoiamos na pesquisa qualitativa e descritiva; para a geração de dados utilizamos a entrevista semiestrutura com docentes atuantes na rede de ensino municipal de João Lisboa, sendo uma professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e uma professora da rede comum de ensino. Os resultados apontaram que as docentes demonstraram dispostas a contribuir para o desenvolvimento educacional do aluno com deficiência, os desafios encontrados nas percepções destas estão na falta da participação da família no ambiente escolar. Entendemos que a escola assim como os profissionais que ali estão tem desafios e dificuldades postas nos sistemas educacionais, seja nas metodologias, estrutura física, nos currículos, dentre tantos outros. Contudo, ratificamos que o entendimento sobre como o processo deve ser contínuo e colaborativo deve ser primordial para que a inclusão seja efetiva.
Descrição: The work addresses the issue of Specialized Educational Assistance (AEE) in the Municipality of João Lisboa/MA In this sense, the research sought to plead one of the aspects of the inclusive process, in the AEE aspect, focusing on teachers' perceptions about this service in the effectiveness of inclusion. Thus, the main objective of this investigation was: to analyze teachers' perceptions about challenges in Specialized Educational Assistance (AEE) in a school in the early years of the municipal education network in the city of João Lisboa/MA. To meet the above objective, we seek theoretical subsidies to support the work, therefore, it was necessary to search for different authors, as well as legal documents that support the research, as well as the Federal Constitution (1988), LDBEN (1996), The Salamanca Declaration (1994), Triviños (1987), Lazzaretti and Freitas (2016), among others. As a methodology, we rely on qualitative and descriptive research; for the generation of data, we used a semi-structured interview with teachers working in the municipal education network of João Lisboa, being a teacher of the Specialized Educational Service (AEE) and a teacher of the common school network. The results showed that the teachers were willing to contribute to the educational development of students with disabilities, the challenges found in their perceptions are the lack of family participation in the school environment. We understand that the school, as well as the professionals who are there, have challenges and difficulties placed in the educational systems, whether in methodologies, physical structure, curricula, among many others. However, we confirm that the understanding of how the process should be continuous and collaborative must be essential for inclusion to be effective.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6655
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

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