Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6658
Título: OS USOS EDUCATIVOS DAS MÍDIAS E REDES SOCIAIS ASSOCIADOS AO COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO NO PERÍODO DA PANDEMIA
Título(s) alternativo(s): THE EDUCATIONAL USES OF MEDIA AND SOCIAL NETWORKS ASSOCIATED WITH THE LANGUAGE CURRICULUM COMPONENT PORTUGUESE IN PUBLIC HIGH SCHOOLS IN THE PANDEMIC PERIOD
Autor(es): SOUZA, Lucas dos Santos
Palavras-chave: Mídias sociais;
Redes sociais;
Ensino médio;
Língua Portuguesa
Social media;
Social networks;
High school;
Portuguese language
Data do documento: 27-Set-2021
Editor: UFMA
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como tema as potencialidades educativas das mídias e redes sociais no componente curricular Língua Portuguesa no Ensino Médio. Elenca-se os seguintes objetivos: 1. Compreender os usos educativas das mídias e redes sociais em uma escola pública de Ensino Médio de Imperatriz/MA e outra de Amarante/MA; 2. Analisar o uso das mídias e redes sociais por professores e alunos dessas duas escolas de Ensino Médio na disciplina de Língua Portuguesa; 3. Identificar os objetivos educativos no uso das mídias e redes sociais pelos professores das duas escolas pesquisadas; 4. Analisar as contribuições do uso das mídias e redes sociais para o processo de aprendizagem de estudantes das duas escolas pesquisadas. A pesquisa é de natureza qualitativa e exploratória, tendo como locus uma turma de Ensino Médio Instituto Federal do Maranhão (IFMA) da cidade de Imperatriz/MA e outra de uma escola pública estadual da cidade de Amarante/MA, especificamente na disciplina de Língua Portuguesa. Os sujeitos da pesquisa são duas professoras da disciplina e 49 alunos matriculados distribuídos nas duas turmas. Os instrumentos e procedimentos de coleta de dados serão: observação de atividades realizadas pela turma de forma remota tendo em vista as imposições necessárias de isolamento social colocadas no combate a pandemia COVID-19 para as escolas; entrevista estruturada aplicada aos professores e questionário inquerido aos alunos. A análise e interpretação dos dados deu-se de forma descritiva, dialogando com o referencial teórico adotado. A pesquisa revelou que as redes/mídias sociais criadas nos últimos anos, estão contribuindo para a transformação dos processos de ensino. Dessa forma, deve ser considerado o uso dessas ferramentas de apoio que facilita o trabalho do professor e a aprendizagem do aluno, proporcionando o desenvolvimento de habilidades e capacidades intelectuais e, desse modo, permitindo que redescubram e reconstruam juntos o conhecimento.
Descrição: This Course Conclusion Work (TCC) has as its theme the educational potential of media and social networks in the Portuguese Language in High School curricular component. The following objectives are listed: 1. Understand the educational potential of the use of media and social networks in two public high schools in Imperatriz/MA and Amarante/MA; 2. Analyze the use of social networks by teachers and students from these two high schools; 3. Identify the educational objectives in the use of social networks by teachers from the two schools surveyed; 4. Analyze the implications of using social networks for the learning process of students from the two schools surveyed. The research is qualitative and exploratory, having as locus a High School class at the Federal Institute of Maranhão (IFMA) in the city of Imperatriz/MA and another is a state public school in the city of Amarante do Maranhão/MA, specifically in the discipline of Portuguese language. The research subjects are two professors of the discipline and 49 enrolled students distributed in the two classes. The instruments and procedures for data collection will be: observation of activities carried out by the class remotely in view of the necessary impositions of social isolation placed in the fight against the COVID-19 pandemic for schools; structured interview applied to teachers and questionnaire asked to students. The analysis and interpretation of the data took place in a descriptive way, dialoguing with the adopted theoretical framework. The research revealed that social networks/media created in recent years are contributing to the transformation of teaching processes. Thus, it should be considered the use of these support tools that facilitate the teacher's work and the student's learning, providing the development of skills and intellectual capacities and, thus, allowing them to rediscover and reconstruct knowledge together.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6658
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz
TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCAS_DOS_SANTOS_SOUZA_tcc.pdfTCC de Graduação863,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.