Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6659
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dc.contributor.authorSOARES, Maiara de Jesus-
dc.date.accessioned2023-07-21T15:15:53Z-
dc.date.available2023-07-21T15:15:53Z-
dc.date.issued2022-12-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6659-
dc.descriptionSociety over time has constantly advanced in various fields and in the education would be no different. This work aims to analyze the importance of combining practical regions in the literacy process from the Didactic Books (LD) approved by the PNLD/2023 of the Initial Years. It is noteworthy that the research sought to find out how textbooks deal with aspects of maranhensidade, a term used in maranhão for regional issues, in its composition. The work aims to analyze the maranhensidade in literacy to based on the PNLD/23 criteria. Specifically, understanding the textbook as a tool in the process of literacy and literacy; identify the PNLD/23 criteria and the BNCC and PNA recommendations for the initial years; characterize the adopted textbook in the municipal network of Imperatriz/MA based on the PNLD/23 criteria and reflect practices pedagogical practices of maranhensidade based on textbooks. The methodology adopted for the development of the work was a qualitative documentary research, in which The official documents that govern the literacy teaching and use of textbooks. As an object of analysis, there are three works Editora FTD's teaching activities within the “A Conquista” Collection, they are: Portuguese Language, Mathematics and Integrative Projects. The first two of these materials are fundamental importance for the development of skills and competences that are recommended for the literacy and literacy process and the third is a novelty that PNLD/2023 presented to enrich the development of children, bringing the Integrating Projects, interdisciplinary practice. Combining the literacy process with aspects present in maranhensity is of fundamental importance for the student to understand the space in that is inserted.pt_BR
dc.description.abstractA sociedade ao longo do tempo tem avançado constantemente em diversos campos e na educação não seria diferente. Este trabalho objetiva analisar a importância de se aliar práticas regionais no processo de alfabetização a partir dos Livros Didáticos (LD) aprovados pelo PNLD/2023 dos Anos Iniciais. Vale ressaltar que a pesquisa procurou averiguar como os LD tratam aspectos da maranhensidade, termo utilizado no maranhão para questões regionais, em sua composição. O trabalho tem como objetivo analisar a maranhensidade na alfabetização a partir dos critérios do PNLD/23. De modo específico, compreender o livro didático como uma ferramenta no processo de alfabetização e o letramento; identificar os critérios do PNLD/23 e as recomendações da BNCC e PNA para os anos iniciais; caracterizar o livro didático adotado na rede municipal de Imperatriz/MA a partir dos critérios do PNLD/23 e refletir práticas pedagógicas de maranhensidade a partir dos livros didáticos. A metodologia adotada para o desenvolvimento do trabalho foi uma pesquisa qualitativa de cunho documental, nas quais foram utilizados como fonte primária para a pesquisa os documentos oficiais que regem o ensino de alfabetização e uso de livros didáticos. Como objeto de análise, tem-se três obras didáticas da Editora FTD dentro da Coleção “A Conquista”, são elas: Língua Portuguesa, Matemática e os Projetos Integradores. Os dois primeiros desses materiais são de fundamental importância para o desenvolvimento de habilidades e competências que são recomendadas para o processo de alfabetização e letramento e o terceiro é uma novidade que a PNLD/2023 apresentou para enriquecer o desenvolvimento das crianças, trazendo os Projetos Integradores, a prática interdisciplinar. Aliar ao processo de alfabetização com aspectos presentes na maranhensidade é de fundamental importância para que o educando compreenda o espaço em que está inserido.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectlivro didático;pt_BR
dc.subjectmaranhensidade;pt_BR
dc.subjectalfabetização;pt_BR
dc.subjectpnld 2023pt_BR
dc.subjecttextbook;pt_BR
dc.subjectmaranhensity;pt_BR
dc.subjectliteracy;pt_BR
dc.subjectpnld 2023pt_BR
dc.titleA MARANHENSIDADE NA ALFABETIZAÇÃO: (im)possibilidades pedagógicas nos livros didáticos aprovados pelo PNLD/2023 anos iniciaispt_BR
dc.title.alternativeMARANHENSITY IN LITERACY: (im)pedagogical possibilities in textbooks approved by PNLD/2023 years initialspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

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