Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6661
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SILVA, Marta Larissa de Sousa do Espirito Santo | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-21T15:30:39Z | - |
dc.date.available | 2023-07-21T15:30:39Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-08 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/6661 | - |
dc.description | This study aimed to investigate the process of teaching adaptation to the emergency remote teaching of the pandemic, in an educational institution in the city of Imperatriz - Maranhão, within the scope of preschool. As the construction of data was used for an interview in order to know the process of transition from practical classes to online classes, identify the technological means used by teachers in remote teaching and reflect on teachers during the COVID-19 pandemic, in a qualitative approach and a phenomenological approach. From the data analysis, it was possible to identify the main challenges that teachers face and the relationship with the contribution of the family as a mediator of the teaching and learning process during the pandemic period. This work did not happen together with the school, since for the advancement of the child's educational process, the family-school must happen in the best possible way. As for the domain of Information and Communication Technologies, teachers who needed to quickly reinvent themselves and access and access new technologies in their daily lives were a challenge to be overcome by teachers and families, since many did not have the basics available, that access the internet, to have in this process. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo investigar o processo de adaptação docente ao ensino remoto emergencial da pandemia COVID-19, em uma instituição de ensino na cidade de Imperatriz - Maranhão, no âmbito da pré-escola. Como procedimento de construção de dados foi utilizada a entrevista a fim de conhecer o processo de transição das aulas presenciais para as aulas on-line, identificar os meios tecnológicos utilizados pelos docentes no ensino remoto e refletir sobre os desafios docentes durante a pandemia COVID-19, em uma abordagem qualitativa e um enfoque fenomenológico. A partir da análise de dados, foi possível identificar que os principais desafios que os docentes enfrentaram foi em relação à contribuição da família como mediadora do processo de ensino e aprendizagem durante o período pandêmico. Esse trabalho em conjunto com a escola não aconteceu de forma satisfatória e precisa ser melhorado, visto que para o avanço do processo educativo da criança a dicotomia família-escola deve acontecer da melhor forma possível. Quanto ao acesso e domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação, professores que precisaram se reinventar rapidamente e aderir às novas tecnologias ao seu cotidiano, o uso de ferramentas digitais foi um desafios a ser vencido pelos docente e pelas famílias, já que muitas não disponibilizavam do básico, que é acesso a internet, para ter efetividade nesse processo. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto; | pt_BR |
dc.subject | Pandemia; | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Remote Teaching; | pt_BR |
dc.subject | Pandemic; | pt_BR |
dc.subject | Child education | pt_BR |
dc.title | Os desafios da ação docente na Educação Infantil durante a Pandemia Covid-19 | pt_BR |
dc.title.alternative | The challenges of teaching action in Early Childhood Education during the Covid-19 Pandemic | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia_Marta_Larissa__1___1_.pdf | TCC de Graduação | 276,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.