Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6662
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dc.contributor.authorDIAS, Natal Marques-
dc.date.accessioned2023-07-21T15:36:30Z-
dc.date.available2023-07-21T15:36:30Z-
dc.date.issued2022-11-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6662-
dc.descriptionTeacher training is an unfinished topic, of a conflicting nature and a field of constant social and curricular battles. This course conclusion work is based, above all, on the concepts presented by Josso (2004) and Larossa (2002), about this teacher training, passing through the knowledge of the experience and the (auto)biographical narratives. The theme of biography and life stories as subject to application in a research method is supported by the work of Nóvoa and Finger (2014); on the other hand, the bibliographic support of Galvão (2005) is given to the teacher training narratives, with Guérios (2012) being the mainstay of the historical account of the application of life stories for social analysis. This theoretical apparatus has the main objective of understanding how the crossing to teacher training takes place through the biographical narratives that make up the training memorials in the Supervised Internship in a class of the Pedagogy Course at the Federal University of Maranhão in Imperatriz. For this, we approach the concept of formative experience together with the biographical narrative to then interpret the narrative of the students. In this way, the author uses his own school biography narrated from the terms of research-education to critically analyze his education as a learner.pt_BR
dc.description.abstractA formação docente é tema inacabado, de natureza conflituosa e campo de constantes batalhas sociais e curriculares. Esse trabalho de conclusão de curso se firma, sobretudo, nos conceitos apresentados por Josso (2004) e Larossa (2002), sobre essa formação docente, passando pelo saber da experiência e as narrativas (auto)biográficas. O tema da biografia e das histórias de vida enquanto passíveis de aplicação em método de pesquisa se sustenta no trabalho de Nóvoa e Finger (2014); de outro lado, às narrativas de formação docente é dada a sustentação bibliográfica de Galvão (2005), cabendo a Guérios (2012) o sustentáculo do relato histórico da aplicação das história de vida para análises sociais. Esse aparato teórico tem o objetivo principal de entender como se dá a travessia para formação docente através das narrativas biográficas quem compõem os memoriais de formação no Estágio Supervisionado em uma turma do Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Maranhão em Imperatriz. Para isso aproximamos-nos do conceito de experiência formadora em conjunto com a narrativa biográfica para depois interpretar a narrativa das estudantes. Nesse percurso o autor se vale da própria biografia escolar narrada a partir de termos da pesquisa-formação para analisar de forma crítica sua formação enquanto aprendente.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectformação docente;pt_BR
dc.subjectnarrativas;pt_BR
dc.subjectmemoriaispt_BR
dc.subjectteacher training;pt_BR
dc.subjectnarratives;pt_BR
dc.subjectmemorialspt_BR
dc.titleNARRATIVAS BIOGRÁFICAS E FORMAÇÃO DOCENTE: Travessias para uma profissãopt_BR
dc.title.alternativeBIOGRAPHICAL NARRATIVES AND TEACHER TRAINING: Journeys towards a professionpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

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