Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6665
Título: | Entre a identidade e a transformação socioeducativa: o teatro e a extensão com o projeto ARTEATRO no bairro Coroadinho em São Luís-MA |
Título(s) alternativo(s): | Entre identidad y transformación socioeducativa: teatro y extensión con el proyecto ARTEATRO en el barrio Coroadinho en São Luís-MA |
Autor(es): | COELHO, Joas Serra |
Palavras-chave: | teatro comunitário; comunidade; educação; transformação; community theater; community, education; transformation. |
Data do documento: | 21-Dez-2022 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO O presente artigo tem por objetivo responder a questão: Por que as práticas teatrais no Coroadinho são escassas? E como podemos contribuir para mudar essa escassez? Portanto, busca-se circunscrever a atuação do teatro-educador-comunitário.. A pesquisa remete-se às ações que foram propostas no Grupo de Teatro Comunitário ARTEATRO. Para esse fim, a pesquisa baseia-se em minha experiência e reflexão como teatro-educador-comunitário (cuja abordagem conceitual foi elaborada e defendida no corpo do texto). Para mais, é uma investigação qualitativa de natureza narrativa reflexiva. Com esse artigo, conclui-se que o teatro-educador-comunitário é um mediador do desenvolvimento artístico e pessoal dos integrantes, e a arte teatral tem um papel fundamental na transformação social de jovens e adolescentes.___Resumen: El presente artículo pretende responder a la pregunta: ¿Por qué son escasas las prácticas teatrales en Coroadinho? ¿Y cómo podemos contribuir a cambiar esta escasez? Por lo tanto, busca circunscribir la actuación del teatro comunitario-educador. La investigación se refiere a las acciones que se propusieron en el Grupo de Teatro Comunitario ARTEATRO. Para ello, la investigación se basa en mi experiencia y reflexión como educadora teatral comunitaria (cuyo enfoque conceptual ha sido elaborado y defendido en el cuerpo del texto). Además, se trata de una investigación cualitativa de carácter narrativo reflexivo. Con este artículo, se concluye que el teatro-educador comunitario es un mediador del desarrollo artístico y personal de los miembros, y el arte teatral tiene un papel fundamental en la transformación social de los jóvenes y adolescentes. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/6665 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Teatro do Campus do Bacanga TCC de Graduação em Teatro do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Joas_Coelho.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 246,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.