Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6668
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMARQUES, Raimundo Oliveira-
dc.date.accessioned2023-07-25T17:10:43Z-
dc.date.available2023-07-25T17:10:43Z-
dc.date.issued2023-01-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6668-
dc.descriptionThis work addresses the reading and writing of blind and low vision students in basic education in Imperatriz, and the implications of these practices or their absence, in the process of entry and permanence in higher education. With the objective of analyzing the school trajectory of students with visual impairment, admission and permanence, from the perspective of students. We sought to listen to students in this municipality, who were or who have already completed the stage of higher education, where we found five people with visual impairment who met the prerequisites for this investigation. The justification for choosing the theme was due to the need to know what understanding these students have about the importance of reading and writing practices in basic education, for academic life. Methodologically, we adopted the principles of a qualitative approach with the technique of an unstructured interview, where respondents were completely free to report their experiences at basic and higher education schools. We also conducted an interview with a teacher who worked in one of the schools where most of the interviewees studied in basic education. The research showed that the students, subjects of this research, had barriers from the first letters to the conclusion of higher education. The research also showed that the students had no idea how harmful the lack of proactivity in relation to reading and textual production in their school trajectories would be, until they entered the academic world.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho aborda a leitura e escrita de alunos cegos e com baixa visão na educação básica em Imperatriz, e as implicações destas práticas ou da ausência delas, no processo de entrada e permanência no ensino superior. Com o objetivo de analisar a trajetória escolar de estudantes com deficiência visual, ingresso e permanência, na ótica dos alunos. Buscamos ouvir estudantes neste município, que estavam ou que já concluíram a etapa do ensino superior, onde encontramos cinco pessoas com deficiência visual que atenderam aos pré-requisitos para esta investigação. A justificativa para a escolha do tema se deu em função da necessidade de saber qual a compreensão que estes estudantes têm sobre a importância das práticas de leitura e escrita na educação básica, para a vida acadêmica. Metodologicamente adotamos os princípios da abordagem qualitativa com a técnica da entrevista não estruturada onde os respondentes tiveram total liberdade de relatar suas vivências na escola de educação básica e superior. Também realizamos uma entrevista com uma professora que trabalhou em uma das escolas onde a maioria dos entrevistados realizou seus estudos na educação básica. A pesquisa evidenciou que os alunos, sujeitos desta pesquisa, tiveram barreiras desde as primeiras letras até à conclusão do ensino superior. A pesquisa evidenciou, também que os/as estudantes não faziam ideia do quão prejudicial seria a falta da proatividade em relação a leitura e produção textual em suas trajetórias escolares, até que adentrassem o mundo acadêmico.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectLeitura/escrita;pt_BR
dc.subjectEstudantes Cegos/baixa Visão;pt_BR
dc.subjectEducação para PCDVpt_BR
dc.subjectReading/writing;pt_BR
dc.subjectBlind/Low Vision Students;pt_BR
dc.subjectEducation for PCDVpt_BR
dc.titleTrajetória escolar de estudantes com deficiência visual: Ingresso e permanência na ótica dos próprios alunos.pt_BR
dc.title.alternativeSchool trajectory of visually impaired students: Admission and permanence from the perspective of the students themselves.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAIMUNDO_OLIVEIRA_MARQUES_tcc.pdfTCC de Graduação919,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.