Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6670
Título: Memorial de formação: Narrativa da experiência de uma pedagoga em formação no estágio no âmbito da pedagogia hospitalar
Título(s) alternativo(s): Formation memorial: Narrative of the experience of a pedagogue in training in the internship within the scope of the Hospital Pedagogy
Autor(es): SOUSA, Sulane Pereira de
Palavras-chave: Pedagogia Hospitalar;
Estágio Obrigatório;
Formação Docente
Hospital Pedagogy;
Mandatory Internship;
Teacher Training
Data do documento: 17-Dez-2022
Editor: UFMA
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como foco minha formação acadêmica no âmbito do estágio obrigatório no espaço da pedagogia hospitalar. A escolha por esse tema foi resultado do estágio em Magistério de Séries Iniciais I e II, em que se teve a oportunidade de realizar o primeiro momento do estágio no Hospital Municipal Infantil de Imperatriz/MA, e também pela relevância da temática para a formação da estudante, sendo um tema muito significativo para sua formação profissional. A questão de pesquisa é: Como a experiência do Estágio em Magistério de Séries Iniciais I e II no âmbito da pedagogia hospitalar contribuiu para minha formação docente? Os objetivos são os seguintes: 1. Narrar a experiência do Estágio em Magistério de Séries Iniciais I e II, no âmbito da pedagogia hospitalar 2. Analisar as contribuições do Estágio em Magistério de Séries Iniciais I e II no âmbito da pedagogia hospitalar, para minha autoformação. 3. Identificar as problemáticas encontradas na inserção do pedagogo/a no âmbito da pedagogia hospitalar. A pesquisa é de abordagem qualitativa de cunho autobiográfico. Os resultados revelam que atividades pedagógicas no hospital ajudam na recuperação de crianças. A pedagogia tem muito a contribuir com os hospitais, na humanização do ambiente, acolhida e acompanhamento das crianças que estão internadas, para poderem continuar com os estudos e comunicação com o ambiente escolar. Contudo, a existência do pedagogo trabalhando na equipe não basta, é necessária compreensão de médicos e enfermeiros sobre a importância desse profissional na equipe, para a recuperação das crianças hospitalizadas. O trabalho do pedagogo no hospital não pode ser isolado, ou casual; esse profissional deve ser considerado como parte integrante dos profissionais da saúde, pois seu trabalho está voltado para o desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças. Ainda discorro como me vi, me senti dentro do campo de pesquisa, buscando sentidos para a ação docente em espaços não escolares.
Descrição: This Course Completion Work (TCC) focuses on my academic training within the scope of the mandatory internship in the space of hospital pedagogy. The choice for this theme was a result of the internship in Teaching in Initial Series I and II, in which we had the opportunity to carry out the first stage of the internship at the Municipal Children's Hospital of Imperatriz/MA, and also due to the relevance of the theme for the formation of the student, being a very significant theme for their professional training. The research question is: How did the experience of the Teaching Internship of Initial Series I and II in the context of hospital pedagogy contribute to my teacher training? The objectives are the following: 1. To narrate the experience of the Internship in Teaching of Initial Series I and II, within the scope of hospital pedagogy 2. To analyze the contributions of the Internship in Teaching of Initial Series I and II in the scope of hospital pedagogy, for my self-training. 3. Identify the problems found in the insertion of the pedagogue in the context of hospital pedagogy. The research is a qualitative approach of an autobiographical nature. The results reveal that pedagogical activities at the hospital help children recover. Pedagogy has a lot to contribute to hospitals, in the humanization of the environment, reception and follow- up of children who are hospitalized, so that they can continue with their studies and communication with the school environment. However, the existence of a pedagogue working in the team is not enough, it is necessary for physicians and nurses to understand the importance of this professional in the team, for the recovery of hospitalized children. The pedagogue's work in the hospital cannot be isolated or casual; this professional should be considered as an integral part of health professionals, as their work is focused on the emotional and cognitive development of children. I still talk about how I saw myself, how I felt within the research field, looking for meanings for the teaching action in non-school spaces.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6670
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SULANE_PEREIRA_DE_SOUSA_tcc.pdfTCC de Graduação780,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.