Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6674
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SILVA, Vanessa Oliveira da | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-25T18:36:25Z | - |
dc.date.available | 2023-07-25T18:36:25Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/6674 | - |
dc.description | The present study entitled "Perspectives and challenges of school management: the role of manager in mediation of conflicts on a public school at Imperatriz - MA" brought with it a persistent question: What is the role of manager in mediation? of existing conflicts there is no school environment, in which management is marked by democratic and participatory principles? From the question we traced following: To analyze the role of a public school in Imperatriz - MA in mediation of the school's objectives, taking into account the democratic and participatory principles of everyday life; identify types of conflicts common in the school environment; reflect on actions taken by management in an attempt to unite conflict resolution and identify types of conflicts common in the school environment. The interest in this topic came from experiences and experiences in workplace and, from the coexistence, mainly in management. The methodological route to investigate the research object, carried out by a literature review, a qualitative data collection and field research, as having a basis for open questions and a closed one, with open and closed questions, which must be Due to the need for a direct study of the research in the teaching contact of a local school, it was sent by e-mail to four audiences that work with the management of Imperatriz - Maranhão. Some authors were used as a theoretical basis on school violence, such as: Lück (2009), Libâneo (2008), Paro, Abramovay and Calderón (2016), among others. The text is organized into three chapters, the chapter addresses the issue of democratic management and as a competence of the principal, the second presents a reflection on the mediation of conflicts in the school by the management, the third deals with results and analysis of research and finally, in final considerations, we look for some conclusions about information collected and we find that function of management is to mediate forms of communication between the parties involved in conflict, always prevailing dialogue. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo intitulado “Perspectivas e desafios da gestão escolar: a função do(a) gestor(a) na mediação dos conflitos em uma escola pública de Imperatriz - MA” trouxe consigo uma indagação persistente: Qual a função do gestor ou a gestora na mediação dos conflitos existentes no ambiente escolar, em que a gestão seja marcada pelos princípios democráticos e participativos? A partir dessa indagação traçamos os seguintes objetivos: analisar a função do gestor de uma escola pública de Imperatriz - MA na mediação dos conflitos que ocorrem no cotidiano da escola, levando em consideração os princípios democráticos e participativos; identificar os tipos de conflitos comuns no ambiente da escola; refletir sobre as ações tomadas pela gestão na tentativa de resolução dos conflitos e identificar os tipos de conflitos comuns no ambiente da unidade escolar. O interesse pelo tema ocorreu a partir das convivências e experiências no local de trabalho e, principalmente, a partir do estágio em gestão. O percurso teórico metodológico para investigar o objeto da pesquisa, realizado foi uma revisão de literatura, de cunho qualitativo e uma pesquisa de campo, tendo como base para a coleta de dados um questionário com questões abertas e uma fechada com perguntas subjuntivas que devido a impossibilidade do contato direto com os sujeitos da pesquisa no local que atuam, o mesmo foi enviado por endereço eletrônico para quatro docentes que trabalham com a gestão de uma escola pública de Imperatriz – Maranhão. Alguns autores foram usados como base teórica sobre o tema gestão e violência na escola como: Lück (2009), Libâneo (2008), Paro (2012), Abramovay e Calderón (2016), dentre outros. O texto está organizado em três capítulos, o primeiro capítulo aborda a temática da gestão democrática e as competências do(a) diretor(a), o segundo apresenta uma reflexão sobre a mediação de conflitos na escola por parte da gestão, o terceiro trata da análise e resultados da pesquisa e por último, nas considerações finais, procuramos realizar algumas reflexões sobre as informações coletadas e constatamos que a função da gestão é mediar formas de comunicação entre as partes envolvidas no conflito, prevalecendo, sempre, o diálogo. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática; | pt_BR |
dc.subject | Mediação; | pt_BR |
dc.subject | Unidade escolar | pt_BR |
dc.subject | Mediation | pt_BR |
dc.subject | Democratic management; | pt_BR |
dc.subject | School unit | pt_BR |
dc.title | PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: A FUNÇÃO DO(A) GESTOR(A) NA MEDIAÇÃO DOS CONFLITOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE IMPERATRIZ-MA | pt_BR |
dc.title.alternative | PERSPECTIVES AND CHALLENGES OF DEMOCRATIC SCHOOL MANAGEMENT: THE MANAGER'S ROLE IN MEDIATING CONFLICTS IN A PUBLIC SCHOOL IN IMPERATRIZ-MA PUBLIC SCHOOL OF IMPERATRIZ-MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VANESSA_OLIVEIRA_DA_SILVA_tcc.pdf | TCC de Graduação | 554,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.