Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6675
Título: A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR SOBRE A INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO E DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ-MA
Título(s) alternativo(s): THE TEACHER'S PERCEPTION ON THE INCLUSION OF THE STUDENT WITH ATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDER IN A MUNICIPAL SCHOOL OF IMPERATRIZ-MA MUNICIPAL SCHOOL OF IMPERATRIZ-MA.
Autor(es): PACHECO, Vitória Farias
Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH);
Inclusão;
Prática pedagógica
Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD);
Inclusion;
Pedagogical practice
Data do documento: 10-Jan-2020
Editor: UFMA
Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) vem sendo destaque nas escolas em virtude do aumento no número de seu diagnóstico. Esses alunos, muitas vezes taxados como indisciplinados e com baixo rendimento escolar, possuem características como: dificuldades de aprendizagem, inquietude, falta de atenção e hiperatividade. Muitos educadores não conhecem o transtorno e não têm formação para trabalhar com esse aluno, não sabendo lidar como lidar com suas características e suas necessidades. Por muitas vezes a sua inclusão não é feita corretamente e os educadores são obrigados a incluir e utilizar metodologias que não contribuem para seu desenvolvimento. Portanto, o presente trabalho busca compreender a percepção do professor quanto a inclusão do aluno com TDAH em uma escola Municipal de Imperatriz, Maranhão. O trabalho justifica-se por razões de identificação pessoal e curiosidade pelo assunto, por ser uma temática que perdura por anos, mas apenas no século XXI tem maior ênfase nas escolas. A pesquisa foi realizada em uma sala do 5º ano do Ensino Fundamental, baseando-se na observação da sala de aula e das práticas da professora responsável pela turma, bem como através de uma entrevista semiestruturada com a professora. A partir dos dados coletados, pode-se constatar que a professora percebe a inclusão como uma forma de aceitar e incluir esse aluno nas atividades e na vida social com ajuda da escola e dos pais, a professora mesmo capacitada e com formação para lhe dá com o transtorno, no entanto a escola a limita pois a mesma não partilha de sala de recursos multifuncionais, espaço para trabalhar com este aluno, a sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), assim como não possui recursos didático-pedagógicos para contribuir para o ensino desse aluno. Apesar desses déficits na escola a educadora promove a inclusão do aluno nas atividades na sala de aula e atividades extraclasse, fazendo que o aluno seja aceito na sala e em toda a escola.
Descrição: Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) has been highlighted in schools due to the increase in the number of its diagnoses. These students, often taxed as undisciplined and with low school performance, have characteristics such as: learning difficulties, restlessness, lack of attention and hyperactivity. Many educators do not know the disorder and are not trained to work with this student, not knowing how to deal with their characteristics and needs. Often their inclusion is not done correctly and educators are obliged to include and use methodologies that do not contribute to their development. Therefore, the present work seeks to understand the teacher's perception of the inclusion of the student with ADHD in a municipal school in Imperatriz, Maranhão. The work is justified for reasons of personal identification and curiosity about the subject, as it is a theme that lasts for years, but only in the 21st century has greater emphasis on schools. The research was carried out in a 5th grade elementary school classroom, based on classroom observation and the practices of the teacher responsible for the class, as well as through a semi-structured interview with the teacher. From the data collected, it can be seen that the teacher perceives inclusion as a way to accept and include this student in activities and social life with the help of the school and parents, the teacher herself trained and trained to deal with the disorder, however the school limits it because it does not share a room with multifunctional resources, space to work with this student, the Specialized Educational Assistance (SEN) room, as well as does not have didactic-pedagogical resources to contribute to teaching this student. Despite these deficits in the school, the educator promotes the inclusion of the student in classroom activities and extra-class activities, making the student accepted in the classroom and throughout the school.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6675
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VITORIA_FARIAS_PACHECO.tcc.pdfTCC de Graduação821,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.