Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6676
Título: | VIOLÊNCIA ESCOLAR E SUAS CARACTERÍSTICAS EM UMA ESCOLA ESTADUAL |
Título(s) alternativo(s): | SCHOOL VIOLENCE AND ITS CHARACTERISTICS IN A SCHOOL STATE |
Autor(es): | CARVALHO, Wanderson Sousa Sales |
Palavras-chave: | Violência; Escola; Ensino Público Violence; School; Public education |
Data do documento: | 7-Fev-2022 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O estudo é resultado de pesquisa sobre A Violência escolar e suas características em uma Escola Pública da Rede Estadual. A motivação para investigar esta problemática, partiu do pressuposto do quão vem acontecendo conflitos envolvendo professores e alunos na rede de ensino público. Desta forma, o trabalho tem como objetivo compreender quais os principais tipos de violência e suas características, as possíveis concretização de medidas adotadas na contenção de atos de violência nas escolas públicas, fundamentais para a melhoria do ensino no ambiente escolar através de ações pedagógicas. Pretendeu-se conhecer as causas da violência nas escolas públicas, pois este fator gera uma sensação de insegurança que resulta da falha de ações individuais e coletivas no combate e enfretamento de indivíduos que desrespeitam as normas sociais e violentam direitos. Identificar os tipos de violência ocorridas em escolas públicas e analisar as ações da escola para enfrentamento da violência. A metodologia deste estudo tem como enfoque crítico-dialético, utilizando se de técnicas quantitativas e qualitativas, tendo em vista a complexa realidade que existe na escola. O desenvolvimento deste estudo, possibilitou uma análise da violência na escola, apresenta a relevância do espaço escolar, ampliando sua função principal, permitir que alunos desenvolvam a aprendizagem, pois, neste processo de construção, múltiplas são as facetas deste fenômeno, um verdadeiro desafio na busca de causas e soluções de construir uma sociedade melhor e mais pacífica. Neste processo de reflexão para a construção de uma escola mais pacífica utilizou-se autores que nos dessem um norte do que seja a violência e como ela se relaciona na sociedade. Dentre os principais autores/autoras podemos destacar as contribuições de Miriam Abramovay através do livro revelando tramas, descobrindo segredos: violência e convivência nas escolas de 2010, partir de suas reflexões podemos perceber as características da violência na escola e como ela pode se manifestar em seu interior. A partir de Miriam Rodrigues de Souza pode-se conhecer as causas que podem levar a essas violências e como ela pode interferir no processo de ensino aprendizagem. Muitos outros autores contribuíram para a construção das reflexões trazidas no decorrer do texto como Bourdieu (1989) com sua teoria do poder simbólico, Modena (2016) e Morais (1985) com as reflexões feitas na tentativa de conceituar este tema e Teixeira (2005) com os caminhos metodológicos a percorrer para a conclusão deste trabalho, além de muitos outros autores que contribuíram para a compreensão deste tema de uma forma mais ampla mais ao mesmo tempo tão específico de cada local. A realidade que se verifica na escola são a predominância das violências que envolvem xingamentos, humilhações e outras que não deixam marcas aparentes na vítima. Outro dado interessante levantado durante a pesquisa se refere ao fato que a maioria dos indivíduos já sofreu algum dos tipos de violência tratados no texto, sendo na sua maioria os relacionados a apelidos ou xingamentos e que em mais de sessenta por cento das vezes a escola não realiza ações que reduzem ou amenizem a violência. |
Descrição: | The study is the result of research on School violence and its characteristics in a Public School of the State Network. The motivation to investigate this problem was based on the assumption of how conflicts involving teachers and students in the public school system have been suffering. In this way, the work aims to understand the main types of violence and their characteristics, the possible implementation of measures adopted in the containment of acts of violence in public schools, fundamental for the improvement of teaching in the school environment through pedagogical actions. It is intended to know the causes of violence in public schools, as this factor generates a sense of insecurity that results from the failure of individual and collective actions to combat and confront individuals who disrespect social norms and violate rights. Identify the types of violence that have occurred in public schools and analyze the school's actions to confront violence. The methodology of this study is to approach the research on violence in the school in Empress has a critical-dialectical focus, using quantitative and qualitative techniques, in view of the complex reality that exists in the school. The development of this study, made possible an analysis of violence at school, presents the relevance of the school space, expanding its main function, allowing students to develop learning, because, in this construction process, there are multiple facets of this phenomenon, a real challenge in search for causes and solutions to build a better and more peaceful society. Among the main authors we can highlight the contributions of Miriam Abramovay through the book revealing plots, discovering secrets: violence and coexistence in schools in 2010, from her reflections we can perceive the characteristics of violence at school and how it can manifest itself in its inside. From Miriam Rodrigues de Souza, it is possible to know the causes that can lead to this violence and how it can interfere in the teaching-learning process. Many other authors contributed to the construction of the reflections brought throughout the text, such as Bourdieu (1989) with his theory of symbolic power, Modena (2016) and Morais (1985) with the reflections made in an attempt to conceptualize this theme and Teixeira (2005) with the methodological paths to be followed for the conclusion of this work, in addition to many other authors who contributed to the understanding of this theme in a broader way but at the same time so specific to each location. The reality that is verified at school is the predominance of violence that involves cursing, humiliation and others that do not leave visible marks on the victim. Another interesting fact raised during the research refers to the fact that most individuals have already suffered some of the types of violence dealt with in the text, most of which are related to nicknames or cursing and that in more than sixty percent of the time the school does not takes actions that reduce or mitigate violence. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/6676 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
WANDERSON_SOUSA_SALES_CARVALHO.tcc.pdf | TCC de Graduação | 967,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.