Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6677
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Welingthon dos Santos-
dc.date.accessioned2023-07-25T19:02:51Z-
dc.date.available2023-07-25T19:02:51Z-
dc.date.issued2021-09-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6677-
dc.descriptionCarlota Carvalho was a primary teacher and outstanding writer from Maranhão, who lived between the end of the 19th century and the beginning of the 20th. This work aims to investigate the trajectory of carlota carvalho highlighting aspects related to his personal, social, and professional life. The historical research of evidentiary character and documentary analysis was produced from the book O Sertão (1924) and the digital newspaper collection of the National Library. As theoretical references, we used: Barros (2012); Burke (1992); Dino (2006); Ginzburg (1989); Lima (2021); Louro (2007); Motta (2002; 2008); Pachêco Filho (2014); Perrot (2005); Priore (2009); Santos (2014); and Telles (2007), among others. To expose the knowledge built in this research, this work is divided into two chapters. The first presents information about the life trajectory of Carlota Carvalho, focusing on the formation of the Carvalho family, especially information about the education of that teacher, and her teaching career, highlighting their contributions to the history of education in Maranhão and Amazônia. The second chapter discusses his works and contributions to Maranhão press, as well as the denial of authorship of his main work, O Sertão. Much of what we knew about Carlota Carvalho was information based on the records of the author herself in her acclaimed work O Sertão (1924). Although some authors argue that Carlota is the author O Sertão, when stating that she was illiterate and without culture, assigning it to her brother Parsondas de Carvalho, we observed that there are strong indications that the author was a victim prejudice, because she was a woman at a time when men were considered the holders of knowledge and female education was devalued. In addition to this book, as far as we know, she has written two other ones: Factos e Contos and Cosmogonia. Carlota carvalho was a cultured woman, literate and highly educated in pedagogical knowledge, who stood out in the world of letters as a primary teacher and writer, breaking the social barrier that was imposed on women in her time. In her writings she put herself in defense of oppressed populations, standing for the rights of indigenous and black people.pt_BR
dc.description.abstractCarlota Carvalho foi uma professora primária e destacada escritora sertaneja maranhense, que viveu entre a segunda metade do século XIX e início do XX. Este trabalho tem como objetivo investigar a trajetória de Carlota Carvalho destacando aspectos ligados à sua vida pessoal, social e profissional. A pesquisa histórica de caráter indiciário e análise documental foi produzida a partir livro O Sertão (1924) e do acervo de jornais da hemeroteca digital da Biblioteca Nacional. Os autores utilizados para fundamentar este estudo foram: Barros (2012); Burke (1992); Dino (2006); Ginzburg (1989); Lima (2021); Louro (2007); Motta (2002; 2008); Pachêco Filho (2014); Perrot (2005); Priore (2009); Santos (2014); e Telles (2007), dentre outros. Para expor o conhecimento construído nesta investigação, o presente trabalho está dividido em dois capítulos. O primeiro apresenta informações sobre a trajetória de vida de Carlota Carvalho, enfocando a formação da família Carvalho, em especial as informações acerca da educação da referida professora, e da carreira docente dela, evidenciando as suas contribuições para a história da educação no Maranhão e Amazônia. O segundo capítulo aborda suas obras e contribuições na imprensa maranhense, bem como a negação da autoria de sua principal obra, O Sertão. Grande parte do que sabíamos sobre Carlota Carvalho eram informações embasadas nos registros da própria autora na sua aclamada obra O Sertão (1924). Apesar de alguns autores contestarem que Carlota seja a autora de O Sertão, ao afirmarem que esta era analfabeta e sem cultura, atribuindo o feito a seu irmão Parsondas de Carvalho, observamos que há fortes indícios de que a autora tenha sido vítima de preconceito, por ser mulher, em uma época em que os homens eram considerados detentores do saber e a educação feminina era desvalorizada. Além desse livro, ao que se sabe, são dela mais dois trabalhos: Fatos e Contos e Cosmogonia. Carlota Carvalho era uma mulher culta, letrada e muito instruída nos saberes pedagógicos, que se destacou no mundo das letras como professora primária e escritora, rompendo a barreira social que era imposta às mulheres em sua época. Em seus escritos ela se colocava em defesa das populações oprimidas, se posicionando pelos direitos dos indígenas e dos negros.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectCarlota Carvalho;pt_BR
dc.subjectProfessora;pt_BR
dc.subjectO Sertão;pt_BR
dc.subjectMaranhãopt_BR
dc.subjectCarlota Carvalho;pt_BR
dc.subjectTeacher;pt_BR
dc.subjectO Sertão;pt_BR
dc.subjectMaranhãopt_BR
dc.titleCARLOTA CARVALHO: Protagonismo de uma professora e escritora sertaneja do Maranhãopt_BR
dc.title.alternativeCARLOTA CARVALHO: Protagonism of a teacher and writer from the Maranhão backlandspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WELINGTHON_DOS_SANTOS_SILVA_tcc.pdfTCC de Graduação920,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.