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Título: Hostels e a pandemia da covid-19: reflexões sobre a hospitalidade e a prestação de serviços em São Luís/MA
Título(s) alternativo(s): Hostels and the covid-19 pandemic: reflections on hospitality and service provision in São Luís/MA
Autor(es): MENEZES, Darling Oliveira
Palavras-chave: hospitalidade;
covid-19;
serviços;
hostels.
hostels;
covid-19;
services;
hostels.
Data do documento: 5-Jan-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO As relações de hospitalidade são fundamentais para o atendimento dos hóspedes e a prestação de serviços com qualidade. O objetivo desse trabalho é compreender de que forma os serviços prestados por hostels de São Luís foram impactados pela pandemia de covid-19. Para essa pesquisa, foi elaborado um estudo de casos múltiplos de caráter exploratório qualitativo, tendo como base entrevistas semiestruturadas com os gestores responsáveis por atender os hóspedes nos hostels escolhidos para o estudo. Os dados foram coletados e organizados a partir de uma categorização previamente analisada e elaborada através do método de análise de conteúdo. Os hostels foram selecionados mediante o critério hospitalidade e prestação de serviços antes e durante a pandemia do coronavírus covid-19 e serão identificados por hostel A, B e C. Observou-se que os gestores entrevistados tiveram percepções diferentes sobre o conceito de hospitalidade. Os principais serviços oferecidos aos hóspedes foram iguais em dois hostels, enquanto o terceiro hostel foi efetivamente fechado no período da pandemia analisado nesta pesquisa. Outro ponto a ser levado em conta é que, ambos os gestores entrevistados reconheceram a importância das relações de hospitalidade para os hóspedes, sendo a hospitalidade retratada, segundo eles, em um bom atendimento, na organização e nos serviços de qualidade que são ofertados. Dessa forma, comprova-se que as relações de hospitalidade voltadas aos hóspedes em um período devastador, são necessárias e influenciam na prestação e qualidade de serviços, proporcionando conforto, segurança e bem-estar aos clientes.
Descrição: ABSTRACT Hospitality relations are fundamental for serving guests and providing quality services. The objective of this work is to understand how services provided by hostels in São Luís were affected by the COVID-19 pandemic. For this research, a qualitative and exploratory multiple cases study was prepared, based on semi-structured interviews with managers responsible for guest services on previously chosen hostels. Data were collected and organized using a previously analyzed categorization, elaborated through content analysis method. Hostels were selected according to the hospitality and service provision criteria before and during the coid- 19 coronavirus pandemic and will be identified by hostel A, B and C. It was observed that the interviewed managers had different perceptions about the concept of hospitality. The main services offered to guests were the same in two hostels, while the third hostel was effectively closed during the pandemic period analyzed in this research. Another relevant point is that both interviewed managers acknowledged the importance of hospitality relations for guests. According to them, hospitality consists of a good service, organization and quality services offered. Therefore, it is proven that hospitality relations aimed at guests in such a devastating period are necessary and influence the provision and quality of services, providing comfort, safety and well-being to customers.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6682
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Hotelaria do Campus do Bacanga

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