Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6687
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVIANA, Adriene Benassuli-
dc.date.accessioned2023-07-31T12:54:57Z-
dc.date.available2023-07-31T12:54:57Z-
dc.date.issued2022-07-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6687-
dc.descriptionThis research presents a survey of the profile of fish consumers in the main markets of Chapadinha, aiming to characterize the socioeconomic profile of the fish consumer, analyze the aspects inherent to consumption, identify the ways of obtaining it, in addition to evaluating the perception of quality. of the fish consumed. A qualitative, semi-structured interview was carried out, with multiple-choice and open-ended questions. After analyzing the data, it was possible to identify that the majority of the 74 people interviewed are female (73%). In addition, 63% of respondents are aged between 17 and 38 years. The main point of purchase of fish in the municipality is the municipal market for the greater variety of products (different species) and purchase tradition, but the supermarket is mentioned in the sequence for the hygiene of the facilities and the quality of the product offered. The most sought after species are tambaqui and tilapia. Almost half of the interviewees are not aware of the service provided by the inspection agencies at the fish commercialization sites in the municipality. This study showed that there are differences in the purchasing power of consumers, combined with the tradition of the place where the fish is obtained and the supply of species. Quality and price are important factors for consumption, in addition to hygiene at the points of sale and a greater number of places to obtain the product. Although there is a need for research with a greater number of participants, we can say from this study that aquaculture production should be more stimulated and disseminated for greater knowledge of the activity to the population of the municipality.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta um levantamento do perfil dos consumidores de peixe dos principais mercados de Chapadinha, tendo como objetivo caracterizar o perfil socioeconômico do consumidor de peixe, analisar os aspectos inerentes ao consumo, identificar as formas de obtenção, além de avaliar a percepção quanto à qualidade do peixe consumido. Foi realizada uma entrevista de caráter qualitativa, semiestruturada, com perguntas de múltiplas escolhas e abertas. Após a análise dos dados foi possível identificar que do total das 74 pessoas entrevistadas, a maioria são do sexo feminino (73%). Além disso, 63% dos entrevistados estão na faixa etária entre 17 e 38 anos. O principal ponto de aquisição de peixe no município é o mercado municipal pela maior variedade de produtos (diferentes espécies) e tradição de compra, mas o supermercado é citado na sequencia pela higiene das instalações e pela qualidade do produto oferecido. As espécies mais procuradas são o tambaqui e a tilápia. Quase a metade dos entrevistados não tem conhecimento sobre o serviço dos órgãos fiscalizadores nos locais de comercialização dos peixes no município. Este estudo mostrou que existem diferenças no poder de compra dos consumidores, aliado à tradição do local de obtenção do peixe e a oferta das espécies. A qualidade e o preço são fatores importantes para o consumo, além da higiene nos locais de venda e um maior número de locais para a obtenção do produto. Embora exista a necessidade de uma pesquisa com maior número de participantes, podemos afirmar a partir deste estudo que a produção aquícola deve ser mais estimulada e divulgada para maior conhecimento da atividade à população do município.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectaspectos do consumo;pt_BR
dc.subjectmercado municipal;pt_BR
dc.subjectperfil socioeconômico;pt_BR
dc.subjectqualidade do peixept_BR
dc.subjectaspects of consumption;pt_BR
dc.subjectMunicipal market;pt_BR
dc.subjectsocioeconomic profile;pt_BR
dc.subjectfish qualitypt_BR
dc.titlePERFIL DE CONSUMIDORES DE PEIXE COMERCIALIZADO NOS PRINCIPAIS MERCADOS DE CHAPADINHA – MApt_BR
dc.title.alternativePROFILE OF CONSUMERS OF FISH SELLED IN THE MAIN CHAPADINHA MARKETS - MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Zootecnia do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADRIENE_BENASSULI_VIANA_TCC.pdfTCC de Graduação721,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.