Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6694
Título: Hospitalidade e competitividade na prestação de serviços: estudo de casos múltiplos em condomínios residenciais de São Luís/MA
Título(s) alternativo(s): Hospitality and competitiveness in service provision: multiple case study in residential condominiums in São Luís/MA
Autor(es): ANDRADE, Jailsiane Moura de
Palavras-chave: hotelaria;
hospitalidade;
serviços;
competitividade.
hospitality;
services;
competitiveness.
Data do documento: 2-Ago-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO As ações de hospitalidade caracterizam-se como estratégias importantes nas prestações de serviços de qualidade e são fundamentais para tornar o empreendimento mais competitivo. O objetivo dessa pesquisa é compreender de que forma as relações de hospitalidades nas administradoras de condomínio de São Luís/MA podem influenciar na competitividade dos serviços prestados por elas. Para essa pesquisa, foi desenvolvido um estudo de casos múltiplos de caráter exploratório- descritivo, tendo como base as entrevistas semiestruturadas com os gestores das administradoras de condomínio escolhidas para a pesquisa. Os dados foram coletados e organizados a partir de uma categorização previamente elaborada e analisada através do método de análise de conteúdo. Verificou-se que os gestores entrevistados tiveram percepções conceituais generalizadas quanto ao conceito de hospitalidade, os três gestores entrevistados reconhecem a importância da hospitalidade como estratégia competitiva. Outro ponto a ser considerado é que, os gestores entrevistados foram unânimes ao reconhecer que a hospitalidade está inserida nos serviços prestados por eles e assim conseguem oferecer um serviço de qualidade. Dessa forma, comprova-se que a hospitalidade como estratégia competitiva nas prestações de serviços são necessárias e influenciam na qualidade dos serviços oferecidos, proporcionando conforto e bem estar aos condôminos.
Descrição: ABSTRACT Hospitality actions are characterized as important strategies in the provision of quality services and are essential to make the company more competitive. The objective of this research is to analyze how the hospitality relations in companies that manage condominiums in São Luís/MA can influence the competitiveness of the services provided by them. For this research, an exploratory-descriptive multiple case study was developed, based on semi-structured interviews with the managers of the condo managing companies chosen for the research. Data were collected and organized from a categorization previously elaborated and analyzed using the content analysis method. It was found that the managers interviewed had generalized conceptual perceptions regarding the concept of hospitality, and the three managers that were interviewed recognize the importance of hospitality as a competitive strategy. Another point to be considered is that the interviewed managers were unanimous in recognizing that hospitality is part of the services provided by them, and thus, they can offer a quality service. In this way, it is proven that hospitality as a competitive strategy in the provision of services is necessary and influences the quality of the services offered, providing comfort and well-being to the condominium owners.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6694
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Hotelaria do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAILSIANEMOURADEANDRADE.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.