Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6695
Título: Gestão de pessoas, relações de hospitalidade e competitividade: reflexões a partir das experiências de estagiários na hotelaria de São Luís-Ma
Título(s) alternativo(s): People management, hospitality relations and competitiveness: reflections from the experiences of interns in the hotel industry of São Luís-Ma
Autor(es): SILVA, Jaqueline Gomes
Palavras-chave: relações de hospitalidade;
gestão de pessoas;
estágios em hotelaria;
competitividade.
hospitality relations;
people management;
internships in hospitality;
competitiveness.
Data do documento: 14-Jul-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO As relações de hospitalidade são pautadas pelas práticas de hospitalidade presentes nas interações humanas em qualquer contexto social. Logo, objetivou-se analisar de que forma as relações de hospitalidade entre estagiários do curso de Hotelaria da UFMA e os hotéis em São Luís-MA, podem ser consideradas uma estratégia competitiva, tendo como objetivos específicos: entender a compreensão de gestores e estagiários sobre a hospitalidade; identificar relações de hospitalidade entre gestores dos empreendimentos hoteleiros de São Luís-MA e os estagiários do curso de Hotelaria da UFMA; e verificar se as relações de hospitalidade aliam-se a Gestão de Pessoas dos empreendimentos e se podem ser consideradas estratégias competitivas tanto para os hotéis em São Luís-MA como para os estagiários do curso de Hotelaria da UFMA. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva com abordagem qualitativa na qual foi desenvolvido um estudo de casos múltiplos com o auxílio de entrevistas semiestruturadas com os representantes dos hotéis e os estagiários selecionados para o estudo, em seguida os dados obtidos foram analisados através do método de análise de conteúdo, seguindo uma categorização previamente elaborada. Verificou-se que os entrevistados possuem percepções semelhantes sobre hospitalidade com foco no papel do anfitrião no contexto comercial; identificou-se as ações diárias e pontuais de hospitalidade voltadas aos estagiários, como também notou-se que as relações de hospitalidade estão alinhadas a Gestão de Pessoas dos hotéis. Ainda, considerou-se que a Gestão de Pessoas e as relações de hospitalidade podem ser consideradas uma estratégia competitiva tanto para os hotéis como para os estagiários, pois caracteriza-se como um diferencial competitivo para ambos.
Descrição: ABSTRACT Hospitality relations are guided by hospitality practices present in human interactions in any social context. Therefore, the objective was to analyze how the hospitality relations between interns of the Hospitality course at UFMA and hotels in São Luís-MA, can be considered a competitive strategy, having as specific objectives: to understand the understanding of managers and interns about hospitality; to identify hospitality relations between managers of hotels in São Luís-MA and the interns of the Hospitality course at UFMA; and, to verify if hospitality relations are allied to the management of human resources of the hotels and if it can considered a competitive strategy for both, the hotels of São Luís-MA and for the interns of the Course of Hospitality at UFMA. This is descriptive exploratory research with a qualitative approach in which a multiple case study was developed with the help of semi- structured interviews carried out with the hotel’s representatives and with the interns selected for the study, then, the data obtained were analyzed using the method of content analysis, following a previously elaborated categorization. It was found that respondents have similar perceptions about hospitality with a focus on the role of the host in the commercial context; the daily and occasional actions of hospitality aimed at interns were identified, as well as it was noted that the hospitality relations are aligned with the human resources department of the hotels. Still, it was considered that human resources and hospitality relations can be considered a competitive strategy for both hotels and interns, as it is characterized as a competitive differential for both.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6695
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Hotelaria do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAQUELINEGOMESSILVA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso3,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.