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http://hdl.handle.net/123456789/6709
Título: | O ensino remoto emergencial na Universidade Federal do Maranhão: estudo avaliativo com estudantes do curso de hotelaria |
Título(s) alternativo(s): | Emergency remote teaching at the Federal University of Maranhão: evaluative study with students of the hospitality course |
Autor(es): | OLIVEIRA, Leonardo Sousa de |
Palavras-chave: | pandemia; ensino remoto; hotelaria; UFMA. pandemic; remote teaching; hospitality; UFMA. |
Data do documento: | 27-Jul-2022 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO Este trabalho tem como objetivo revelar as percepções dos estudantes do Curso de Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) matriculados no período acadêmico de 2022.1 sobre o Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante a pandemia de Covid-19. O Estudo dialoga com o campo da educação que contribui para o entendimento teórico-metodológico sobre o processo de ensino e aprendizagem na educação superior. Também faz parte do referencial teórico deste trabalho os documentos/normativas que discutem no âmbito do Ministério da Educação e Instituições de Ensino Superior (IFES) as questões de atividades remotas nos cursos de graduação. O estudo tem abordagens qualitativa e quantitativa e se desenvolve a partir de um duplo caminho: a revisão bibliográfica e o estudo de caso. Foi aplicado um questionário semiestruturado para os alunos do curso de hotelaria no formato Google forms. Os resultados da pesquisa demonstram que há pontos positivos e negativos nesse momento, mas que tanto as Instituições de ensino como professores e alunos estão se reinventando e explorando novos caminhos para aprender e ensinar com o uso de tecnologias digitais. Também é necessária a implantação de políticas públicas para inclusão de todos os envolvidos neste processo de ensino e aprendizagem remoto. |
Descrição: | ABSTRACT This work aims to reveal the perceptions of students of the Hospitality Course at the Federal University of Maranhão (UFMA) enrolled in the academic semester of 2022.1 on Emergency Remote Teaching (ERE) during the Covid-19 pandemic. The study dialogues with the field of education that contributes to the theoretical-methodological understanding of the teaching and learning process in higher education. Also part of the theoretical framework of this work are the documents/norms that discuss within the scope of the Ministry of Education and Higher Education Institutions (IFES) the issues of remote activities in undergraduate courses. The study has qualitative and quantitative approaches and develops from a double path: the literature review and the case study. A semi-structured questionnaire was applied to the students of the hospitality course in Google forms. The research results show that there are positives and negatives points at this moment, but that both educational institutions, teachers and students are reinventing themselves and exploring new ways to learn and teach with the use of digital technologies. It is also necessary to implement public policies for the inclusion of all those involved in this remote teaching and learning process. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/6709 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Hotelaria do Campus do Bacanga |
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