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http://hdl.handle.net/123456789/6738
Título: | Jamaica brasileira: um resgate histórico sobre o reggae em São Luís |
Título(s) alternativo(s): | Brazilian Jamaica: a historical rescue about reggae in São Luís |
Autor(es): | FERREIRA, Renata Martins |
Palavras-chave: | reggae; resistência; identidade cultural. reggae; resistance; cultural identity. |
Data do documento: | 4-Mai-2019 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO Na cidade de São Luís do Maranhão, o ritmo reggae adota características peculiares, apropriadas de aspectos culturais adaptados da Jamaica, que se constitui um movimento de resistência cultural, social e política contra a marginalização das camadas populares, especificamente negros e menos favorecidos economicamente, que sofrem em seu cotidiano preconceitos étnicos e sociais. Sua força de resistência ultrapassou décadas e latitudes, chegando ao Brasil e popularizando-se principalmente no Maranhão. Mesmo contra a vontade de muitos, a outrora apelidada de Atenas Brasileira, recebe outro apelido, surge então a Jamaica Brasileira em São Luís, que passa a atrair turistas e fãs do gênero musical, que descobrem ao chegarem na Ilha um jeito único de dançar o reggae, juntinho de sua parceira ou mesmo sozinho, deixando-se envolver pela melodia de uma língua não compreendida, mas com uma batida que instintivamente convida a todos para bailar em volta dos salões dos clubes, com suas radiolas e DJ’s no comando do som. O presente estudo buscou apresentar o reggae como elemento cultural que contribui para o desenvolvimento do turismo em São Luís do Maranhão, bem como descrever as principais influências culturais que levaram São Luís a receber o título de Jamaica Brasileira, e apontar ações voltadas para o enaltecimento do reggae na capital Maranhense. Este trabalho de cunho bibliográfico faz um levantamento histórico, que traçou o caminho do ritmo da longínqua ilha na Jamaica até sua chegada e popularização na Ilha do amor (São Luís do Maranhão). Foi perceptível ao longo do trabalho a preciosidade da ‘pedra’ bruta que o turismo pode lapidar e trazer aos ludovicenses a economia do turismo cultural, além de preservar o real sentido das letras que trazem a resistência negra e política consigo, que lhe conferiram o título de Patrimônio Imaterial. A sociedade, em suas diferentes camadas passa a aceitar o reggae como algo pertencente a sua identidade cultural no Maranhão. |
Descrição: | ABSTRACT In the city of São Luís do Maranhão, the reggae rhythm adopts peculiar, appropriate characteristics of adapted cultural aspects of Jamaica, which constitutes a movement of cultural, social and political resistance against the marginalization of the popular, specifically black and economically less favored strata, that suffer in their daily ethnic and social prejudices. Its strength of resistance surpassed decades and latitudes, arriving to Brazil and popularizing itself mainly in Maranhão. Even against the will of many, the once dubbed Brazilian Athens, receives another nickname, then comes the Brazilian Jamaica in São Luís, which attracts tourists and fans of the musical genre, who discover, when they arrive on the Island, a unique way to dance the reggae, together with his partner or even alone, allowing himself to be involved in the melody of a language not understood, but with a beat that instinctively invites everyone to dance around the club halls, with their radiolas and DJ's in charge of the sound. The present study sought to present reggae as a cultural element that contributes to the development of the tourism in São Luís do Maranhão, as well as to describe the main cultural influences that led São Luís to receive the title of Brazilian Jamaica, and to point out actions aimed at enhancing the reggae in the capital Maranhense. This bibliographical work makes a historical survey, which traced the path of the rhythm of the distant island in Jamaica until its arrival and popularization in the “Love Island” (São Luís do Maranhão). Throughout the work it’s possible to realize the preciousness of the crude 'stone' that tourism could lapse and bring to the “Ludovicenses” the economics of cultural tourism, as well as preserving the real meaning of the lyrics that bring the black and political resistance with it, which gave it the title of Intangible Assets. The society, in its different layers begins to accept reggae as something belonging to its cultural identity in Maranhão. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/6738 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Hotelaria do Campus do Bacanga |
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