Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6781
Título: EDUCAÇÃO MUSICAL NA PANDEMIA: UMA REFLEXÃO DO ENSINO REMOTO
Título(s) alternativo(s): MUSICAL EDUCATION IN THE PANDEMIC: A REFLECTION ON REMOTE EDUCATION
Autor(es): SANTOS, Êda Mikaelle Paulina dos
Palavras-chave: Educação musical;
Ensino remoto;
Tecnologia;
Musical education;
Pandemia
Remote teaching;
Technology;
Pandemic
Data do documento: 7-Nov-2022
Editor: UFMA
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar e compreender a educação musical em tempos de pandemia, tendo como metodologia a pesquisa bibliográfica, dada a partir do artigo de Saviani e Galvão (2021). Devido ao fechamento das escolas em consequência da pandemia da COVID-19, a educação, de uma forma geral, assim como a educação musical, passou do ensino presencial ao ensino remoto. Essa mudança foi repentina, e desafios foram enfrentados durante a sua prática. Foi difícil para professores e alunos adaptar-se às metodologias do ensino remoto. As possibilidades e dificuldades deram-se pelo uso das tecnologias da informação e comunicação e no planejamento das aulas no ambiente virtual. Como resultado, podemos concluir que mesmo com toda a dedicação de professores, pais e alunos no enfretamento das dificuldades no ambiente virtual, muitos alunos ficaram excluídos da educação por não ter acesso à internet ou a computadores. A educação musical em tempos de pandemia evidenciou a desigualdade brasileira, tornando o ensino-aprendizagem possível apenas para uma parcela dos alunos (as).
Descrição: This article aims to analyze and understand music education in times of a pandemic, using bibliographical research as a methodology, based on the article by Saviani and Galvão (2021). Due to the closure of schools as a result of the COVID-19 pandemic, education in general, as well as music education, has moved from face-to-face teaching to remote teaching. This change was sudden, and challenges were faced during its practice. It was difficult for teachers and students to adapt to remote teaching methodologies. The possibilities and difficulties were due to the use of information and communication technologies and the planning of classes in the virtual environment. As a result, we can conclude that even with all the dedication of teachers, parents and students in facing difficulties in the virtual environment, many students were excluded from education because they did not have access to the internet or computers. Music education in times of pandemic highlighted Brazilian inequality, making teaching-learning possible only for a portion of students.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6781
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Música do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC___Eda_Mikaelle.pdfTCC de Graduação177 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.