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Título: A MONITORIA E A TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA
Título(s) alternativo(s): MONITORING AND TECHNOLOGY IN TEACHER TRAINING IN PANDEMIC TIMES
MONITOREO Y TECNOLOGÍA EN LA FORMACIÓN DOCENTE EN TIEMPOS DE PANDEMIA
Autor(es): LIMA, José Farias de
Palavras-chave: Monitoria;
Tecnologia;
Ensino Remoto;
Educação Superior
Monitoring;
Technologie;
Remote Education;
College education
Vigilancia;
Tecnología;
Enseñanza remota;
Educación universitaria
Data do documento: 12-Jul-2022
Editor: UFMA
Resumo: O presente artigo apresenta um relato de experiência da prática no Projeto de Ensino de Monitoria (PEM), intitulado “Artes Visuais e sua interdisciplinaridade nos cursos de Linguagens e Códigos” que aconteceu na disciplina de Tecnologias na Criação Artística e Elementos da Linguagem Visual, nos cursos de Licenciatura em Linguagens e Códigos-Música e Licenciatura em Linguagens e Códigos-Lingua Portuguesa, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Centro de Ciências São Bernardo. Como esse projeto aconteceu no período pandêmico, por conta da COVID-19, ele foi realizado na modalidade remota e, dessa forma, aproveitamos para analisar as vantagens e desvantagens dos recursos tecnológicos na educação. O Projeto de Ensino de Monitoria é um programa de ensino que amplia a participação dos estudantes de graduação nas atividades de ensino e de aprendizagem na Universidade, interligando os alunos aos professores. Como resultado, percebemos que a monitoria, mesmo em tempos de pandemia, promoveu a cooperação e a troca de conhecimento entre discentes, monitores e docente. Também, consideramos que a falta de estrutura e de recursos tecnológicos, principalmente do setor público, tornou difícil o processo de ensino-aprendizagem em tempos de pandemia, evidenciado a grande desigualdade existente no Brasil.
Descrição: This article presents an experience report of the practice in the Monitoring Teaching Project (PEM), entitled "Visual Arts and its interdisciplinarity in Languages and Codes courses", which took place in the discipline of Technologies in Artistic Creation and Elements of Visual Language, in Degree in Languages and Codes-Music and Degree in Languages and Codes Portuguese Language, from the Federal University of Maranhão (UFMA), São Bernardo Science Center. As this project took place in the pandemic period, due to COVID-19, it was carried out in remote mode and, in this way, we took the opportunity to analyze the advantages and disadvantages of technological resources in education. The Monitoring Teaching Project is a teaching program that expands the participation of undergraduate students in teaching and learning activities at the University, linking students to professors. As a result, we realized that monitoring, even in times of a pandemic, promoted cooperation and the exchange of knowledge between students, monitors and teachers. We also consider that the lack of structure and technological resources, especially in the public sector, made the teaching-learning process difficult in times of a pandemic, demonstrating the great inequality that exists in Brazil._______________Este artículo presenta un relato de experiencia de la práctica en el Proyecto de Seguimiento de la Enseñanza (PEM), titulado "Artes Visuales y su interdisciplinariedad en los cursos de Lenguajes y Códigos", que se desarrolló en la disciplina de Tecnologías en la Creación Artística y Elementos del Lenguaje Visual, en Licenciatura en Idiomas y Códigos-Música y Licenciatura en Idiomas y Códigos-Lengua Portuguesa, por la Universidad Federal de Maranhão (UFMA), Centro de Ciencias São Bernardo. Como este proyecto se llevó a cabo en el período de pandemia, debido al COVID-19, se llevó a cabo en modalidad remota y, de esta manera, aprovechamos para analizar las ventajas y desventajas de los recursos tecnológicos en la educación. El Proyecto de Seguimiento Docente es un programa docente que amplía la participación de los estudiantes de pregrado en las actividades de enseñanza y aprendizaje de la Universidad, vinculando a los estudiantes con los profesores. Como resultado, nos dimos cuenta de que el monitoreo, incluso en tiempos de pandemia, promovía la cooperación y el intercambio de conocimientos entre estudiantes, monitores y docentes. También consideramos que la falta de estructura y recursos tecnológicos, especialmente en el sector público, dificultó el proceso de enseñanz.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6782
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Música do Campus de São Bernardo

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