Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6784
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | PIRES, Vangeles Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-10T12:10:44Z | - |
dc.date.available | 2023-08-10T12:10:44Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/6784 | - |
dc.description | This research aimed to identify how the experimental contents are proposed in chemistry books used in a sample of public high schools in São Luís/MA - Brazil. Given the importance of the textbook, since it historically presents itself as one of the main sources of teacher research and student study, it is evident that the verification of the presentation of their activities is of paramount importance to the teaching and learning process. , then discussing the approach taken as well as the format of the experimental procedures offered by the textbook can approximate the effective presence of these activities in the teacher's pedagogical practice. This is a qualitative documentary research whose data collection was structured based on content analysis (Bogdan and Biklen, 1982). The results was revealed about the study of four titles used in the research field all present experimental activities in different contents and some are shown in experimental verification and investigation activities. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa objetivou identificar como os conteúdos experimentais são propostos em livros de química utilizados em uma amostragem de escolas públicas do Ensino Médio de São Luís/Ma. Diante da importância do livro didático, uma vez que ele historicamente se apresenta como uma das principais fontes de pesquisa do professor e de estudo para o aluno se evidencia que a verificação da apresentação de suas atividades é de suma importância para o processo de ensino e aprendizagem, logo discutir a abordagem adotada bem como o formato dos procedimentos experimentais oferecidos pelo livro didático pode aproximar a efetiva presença dessas atividades na prática pedagógica do professor. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo documental cuja coleta de dados foi estruturada tendo como fundamento a análise de conteúdo (Bogdan e Biklen, 1982). Os resultados revelaram que de quatro títulos utilizados no campo de pesquisa todos apresentam atividades experimentais em conteúdos distintos e alguns se mostram em atividades experimentais de verificação e investigação. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Experimentação; | pt_BR |
dc.subject | Livro didático; | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química; | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Experimentation; | pt_BR |
dc.subject | Textbook; | pt_BR |
dc.subject | Chemistry Teaching; | pt_BR |
dc.subject | High School | pt_BR |
dc.title | Roteiros de experimentos presentes em livros didáticos de química: Uma discussão na perspectiva da alfabetização cientifica | pt_BR |
dc.title.alternative | Scripts of experiments present in chemistry textbooks: A discussion from the perspective of scientific literacy | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VANGELES_ROCHA_PIRES_tcc.pdf | TCC de Graduação | 1,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.