Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6784
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPIRES, Vangeles Rocha-
dc.date.accessioned2023-08-10T12:10:44Z-
dc.date.available2023-08-10T12:10:44Z-
dc.date.issued2019-12-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6784-
dc.descriptionThis research aimed to identify how the experimental contents are proposed in chemistry books used in a sample of public high schools in São Luís/MA - Brazil. Given the importance of the textbook, since it historically presents itself as one of the main sources of teacher research and student study, it is evident that the verification of the presentation of their activities is of paramount importance to the teaching and learning process. , then discussing the approach taken as well as the format of the experimental procedures offered by the textbook can approximate the effective presence of these activities in the teacher's pedagogical practice. This is a qualitative documentary research whose data collection was structured based on content analysis (Bogdan and Biklen, 1982). The results was revealed about the study of four titles used in the research field all present experimental activities in different contents and some are shown in experimental verification and investigation activities.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa objetivou identificar como os conteúdos experimentais são propostos em livros de química utilizados em uma amostragem de escolas públicas do Ensino Médio de São Luís/Ma. Diante da importância do livro didático, uma vez que ele historicamente se apresenta como uma das principais fontes de pesquisa do professor e de estudo para o aluno se evidencia que a verificação da apresentação de suas atividades é de suma importância para o processo de ensino e aprendizagem, logo discutir a abordagem adotada bem como o formato dos procedimentos experimentais oferecidos pelo livro didático pode aproximar a efetiva presença dessas atividades na prática pedagógica do professor. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo documental cuja coleta de dados foi estruturada tendo como fundamento a análise de conteúdo (Bogdan e Biklen, 1982). Os resultados revelaram que de quatro títulos utilizados no campo de pesquisa todos apresentam atividades experimentais em conteúdos distintos e alguns se mostram em atividades experimentais de verificação e investigação.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectExperimentação;pt_BR
dc.subjectLivro didático;pt_BR
dc.subjectEnsino de Química;pt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectExperimentation;pt_BR
dc.subjectTextbook;pt_BR
dc.subjectChemistry Teaching;pt_BR
dc.subjectHigh Schoolpt_BR
dc.titleRoteiros de experimentos presentes em livros didáticos de química: Uma discussão na perspectiva da alfabetização cientificapt_BR
dc.title.alternativeScripts of experiments present in chemistry textbooks: A discussion from the perspective of scientific literacypt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VANGELES_ROCHA_PIRES_tcc.pdfTCC de Graduação1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.