Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6793
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCOSTA, Ducielma Pereira-
dc.date.accessioned2023-08-19T15:45:35Z-
dc.date.available2023-08-19T15:45:35Z-
dc.date.issued2019-07-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6793-
dc.descriptionABSTRACT The general objective of this article is to make a brief philosophical analysis of David Lynch ́s Mulholland drive, based on the concept of the image present in the work Cinema I - image - movement, written by the French philosopher Gilles Deleuze. dating from 1983. This work presents an analysis of Henri Bergson's (1859) study of image, which was one of the first to work directly with cinema and its creative techniques as a kind of rigorous knowledge. Thus, Deleuzian research uses Bergson's theses to attribute a new concept of cinema, creating a natural history of cinema, as well as problematizing the concepts of sign, image and movement. From a methodological point of view, our main conceptual assumption to problematize the concepts of cinema, image and movement is the work of Gilles Deleuze of 1983. On the other hand, as far as sources of research are concerned, we use the types of sources: documentary and bibliographical Documentary, because we treat the fictional film as a document that will be analyzed and problematized. Bibliographic, since we are working with book Cinema I - image-movement. In terms of procedures, we use the concepts to try to construct a brief philosophical interpretation of the movie City of Dreams. Thus, to reach the proposed objective, the present work is divided into four parts. The first deals with the Natural History of Cinema for Deleuze, the second exposes the classification of the signs for Deleuze. The third part describes the concept of motion present in the book of 1983. Finally, in the last part is present our attempt to analyze the film. Keywords: Deleuze. Lynch. Movie theater. Image.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O objetivo geral do presente artigo consiste em realizar uma breve análise filosófica do filmeCidade dos Sonhos de David Lynch, com base no conceito de imagem presente na obra Cinema I – imagem-movimento, escrita pelo filosofo francês Gilles Deleuze, cuja publicaçãoé datada de 1983. Essa obra apresenta uma análise sobre os estudos de Henri Bergson (1859) acerca da imagem, o qual foi um dos primeiros a trabalhar diretamente com cinema e suas técnicas de criação como um tipo de conhecimento dotado de rigor. Sendo assim, as pesquisas deleuzianasutilizam as teses de Bergson para atribuir um novo conceito de cinema, criando uma história natural do cinema, bem como problematizando os conceitos de signo, imagem e movimento. De um ponto de vista metodológico, nosso principal pressuposto conceitual para problematizar os conceitos de cinema, imagem e movimento é o trabalho de Gilles Deleuze de 1983. Por outro lado, naquilo que concerne às fontes de pesquisa, utilizamos dos tipos de fontes: documental e bibliográfica. Documental, pois tratamos o filme ficcional como um documento que será analisado e problematizado. Bibliográfica, visto que estamos trabalhando com livro Cinema I – imagem-movimento. Em se tratando dos procedimentos, utilizamos os conceitos para tentar construir uma breve interpretação filosófica do filme Cidade dos Sonhos. Dessa maneira, para alcançar o objetivo proposto,o presente trabalho estádividido em quatropartes. A primeira trata da História Natural do Cinema para Deleuze, a segunda expõe a classificação dos signos para Deleuze. A terceira parte descreve o conceito de movimento presente no livro de 1983. Por fim, na última parte está presente nossa tentativa de análise do filme.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectDeleuze;pt_BR
dc.subjectLynch;pt_BR
dc.subjectcinema;pt_BR
dc.subjectimagem.pt_BR
dc.subjectmovie theater;pt_BR
dc.subjectimage.pt_BR
dc.titleUm estudo sobre o filme cidade dos sonhos de David Lynch a partir do conceito de imagem-movimento de Gilles Deleuzept_BR
dc.title.alternativeA study of David Lynch's film City of Dreams based on Gilles Deleuze's concept of image-movementpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Ciências Humanas/Filosofia do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DucielmaPereiraCosta.pdfTrabalho de Conclusão de Curso578,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.