Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6795
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Raísa Moraes da-
dc.date.accessioned2023-08-19T15:56:01Z-
dc.date.available2023-08-19T15:56:01Z-
dc.date.issued2019-07-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6795-
dc.descriptionABSTRACT: Understanding suicide by sociological perspective as an act preceded by planning, therefore idealized, in this article we will discuss the relationship between the social role of school and suicidal ideation through a diagnosis and interpretation with high school students at a state school in Pinheiro-MA. We used a structured and closed questionnaire as a data collection instrument applied to students and teachers. Such a diagnosis allowed us, as an understanding, that the importance of the discussion about the subject was not experienced in the school context, much less capacity for identification. Although rates were affirmative for suicide intent, the school had not identified risk factors that are present, albeit immanently, because there is a culture of naturalization of the socio-affective problems of adolescents.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Entendendo o suicídio pela perspectiva sociológica como um ato precedido de planejamento, portanto, idealizado, neste artigo discutiremos a relação entre o papel social da escola e a ideação suicida através de um diagnóstico e interpretação com alunos do ensino médio em uma escola estadual em Pinheiro-MA. Utilizamos de questionário estruturado e fechado como instrumento de coleta de dados aplicados aos alunos e aos professores. Tal diagnóstico permitiu-nos, como compreensão, que a importância da discussão sobre a temática não era vivenciada no contexto escolar, muito menos capacidade de identificação. Apesar das taxas serem afirmativas para a intenção ao suicídio, a escola não havia identificado fatores de risco que estão presentes, mesmo que de forma imanente, pois existe uma cultura de naturalização dos problemas sócio afetivos dos adolescentes.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectideação suicida;pt_BR
dc.subjectfatores de risco;pt_BR
dc.subjectambiente escolar;pt_BR
dc.subjectprevenção.pt_BR
dc.subjectsuicidal ideation;pt_BR
dc.subjectrisk factors;pt_BR
dc.subjectschool environment;pt_BR
dc.subjectprevention.pt_BR
dc.titleEscola e ideação suicida na adolescência: relação, diagnóstico e compreensão em uma escola estadual da cidade de Pinheiro-MApt_BR
dc.title.alternativeSchool and suicidal ideation in adolescence: relationship, diagnosis and understanding in a state school in the city of Pinheiro-MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RaísaMoraesdaSilva.pdfTrabalho de Conclusão de Curso799,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.