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Título: Escola e ideação suicida na adolescência: relação, diagnóstico e compreensão em uma escola estadual da cidade de Pinheiro-MA
Título(s) alternativo(s): School and suicidal ideation in adolescence: relationship, diagnosis and understanding in a state school in the city of Pinheiro-MA
Autor(es): SILVA, Raísa Moraes da
Palavras-chave: ideação suicida;
fatores de risco;
ambiente escolar;
prevenção.
suicidal ideation;
risk factors;
school environment;
prevention.
Data do documento: 2-Jul-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: Entendendo o suicídio pela perspectiva sociológica como um ato precedido de planejamento, portanto, idealizado, neste artigo discutiremos a relação entre o papel social da escola e a ideação suicida através de um diagnóstico e interpretação com alunos do ensino médio em uma escola estadual em Pinheiro-MA. Utilizamos de questionário estruturado e fechado como instrumento de coleta de dados aplicados aos alunos e aos professores. Tal diagnóstico permitiu-nos, como compreensão, que a importância da discussão sobre a temática não era vivenciada no contexto escolar, muito menos capacidade de identificação. Apesar das taxas serem afirmativas para a intenção ao suicídio, a escola não havia identificado fatores de risco que estão presentes, mesmo que de forma imanente, pois existe uma cultura de naturalização dos problemas sócio afetivos dos adolescentes.
Descrição: ABSTRACT: Understanding suicide by sociological perspective as an act preceded by planning, therefore idealized, in this article we will discuss the relationship between the social role of school and suicidal ideation through a diagnosis and interpretation with high school students at a state school in Pinheiro-MA. We used a structured and closed questionnaire as a data collection instrument applied to students and teachers. Such a diagnosis allowed us, as an understanding, that the importance of the discussion about the subject was not experienced in the school context, much less capacity for identification. Although rates were affirmative for suicide intent, the school had not identified risk factors that are present, albeit immanently, because there is a culture of naturalization of the socio-affective problems of adolescents.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6795
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Pinheiro

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