Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6796
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | MOREIRA, Priscila Dias | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-19T16:03:09Z | - |
dc.date.available | 2023-08-19T16:03:09Z | - |
dc.date.issued | 2020-04-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/6796 | - |
dc.description | ABSTRACT The pandemic caused by COVID-19 changed the routine of thousands of people, humanity started to circulate at a different pace. Therefore, schools have sought to reinvent themselves. Thus, this article aims to reflect on the challenges that educators and students have faced in the History of High School classes at Centro de Ensino Deputado Luís Rocha in Santa Helena-MA. This article was developed from bibliographic research and an exploratory and qualitative methodology with the application of three online questionnaires, one directed to the school manager, another to two acting teachers of History and one to the students of the third year of High School, prepared and registered on Google Forms. The data collected during the research show that the entire school staff faced difficulties during the transition from classroom to remote education. Educators and students were faced with a new teaching modality in which they had to overcome their limits, seeking alternatives for the teaching-learning process to be maintained. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO A pandemia causada pelo COVID-19 mudou a rotina de milhares de pessoas, a humanidade passou a circular em um outro ritmo. Diante disso, as escolas têm buscado se reinventarem. Dessa forma, o presente artigo tem por objetivo refletir acerca dos desafios que os educadores e educandos têm enfrentado nas aulas de História do Ensino Médio do Centro de Ensino Deputado Luís Rocha em Santa Helena-MA. Este artigo foi desenvolvido a partir de pesquisas bibliográficas e de uma metodologia de caráter exploratório e qualitativa com aplicação de três questionários online, um direcionado ao gestor da escola, outro a dois professores atuantes de História e um aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio, elaborados e cadastrados no Google Formulários. Os dados coletados durante a pesquisa apontam que todo o corpo escolar enfrentou dificuldades durante a transição do ensino presencial para o remoto. Educadores e educandos se viram diante de uma nova modalidade de ensino em que tiveram que superar seus limites, buscando alternativas para que o processo de ensino-aprendizagem se mantivesse. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | aulas de História; | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio; | pt_BR |
dc.subject | Santa Helena-MA; | pt_BR |
dc.subject | Covid-19; | pt_BR |
dc.subject | desafios. | pt_BR |
dc.subject | history classes; | pt_BR |
dc.subject | High school; | pt_BR |
dc.subject | Santa Helena-MA; | pt_BR |
dc.subject | Covid-19; | pt_BR |
dc.subject | challenges. | pt_BR |
dc.title | Uma reflexão sobre o ensino de história no Centro de Ensino Deputado Luís Rocha em Santa Helena-MA durante a pandemia: desafios e percepções de educadores e educandos | pt_BR |
dc.title.alternative | A reflection on the teaching of history at the Deputado Luís Rocha Teaching Center in Santa Helena-MA during the pandemic: challenges and perceptions of educators and students | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Pinheiro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PriscilaDiasMoreira.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 584,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.