Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6797
Título: Autismo e inclusão: uma análise do atendimento educacional para alunos autistas no ensino regular
Título(s) alternativo(s): Autism and inclusion: an analysis of educational care for autistic students in mainstream education
Autor(es): CAMPOS, Patrícia Marinho
Palavras-chave: autismo;
inclusão;
Ensino Regular.
autism;
inclusion;
regular education.
Data do documento: 4-Jul-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Ao longo do tempo a inclusão educacional foi se transformando em um direito dos alunos com deficiência, mas é possível observar que ainda não se concretiza de maneira adequada no cotidiano das escolas. Embora seja possível encontrar este ideário em vários documentos legais, a ausência de políticas públicas dificulta a organização de práticas pedagógicas que possibilitem a permanência dos alunos com autismo na escola regular. Esta pesquisa se desenvolveu através de um estudo bibliográfico, o qual, tem por objetivo refletir sobre o processo inclusivo do aluno autista no ensino regular. Desse modo, com este estudo, buscou- se aprofundar o entendimento sobre o autismo, a sua história e as características do comportamento do indivíduo autista, as politicas que regem a educação especial e a inclusão do aluno autista no ensino regular, visto que, é um transtorno de grande complexidade e que está relacionada a todos os âmbitos da sociedade, principalmente no âmbito escolar. A inclusão do aluno autista na sala regular enfrenta diversas dificuldades que só serão sanadas se houver uma adequação da escola, tanto em sua estrutura física quanto pedagógica, e sua proposta de ensino esteja voltada para as orientações dos documentos que regem a Educação Inclusiva, e o professor tenha uma formação específica para trabalhar com o aluno autista.
Descrição: ABSTRACT Over time educational inclusion has become a right for students with disabilities, but it is possible to observe that it is not yet adequately realized in the daily life of schools. Although it is possible to find this idea in several legal documents, the absence of public policies makes it difficult to organize pedagogical practices that allow the students to stay with autism in the regular school. This research was developed through a bibliographic study, which aims to reflect on the inclusive process of the autistic student in regular education. Thus, with this study, we sought to deepen the understanding about autism, its history and the characteristics of the behavior of the autistic individual, the policies that govern special education and the inclusion of the autistic student in regular education, since it is a disorder of great complexity and related to all spheres of society, especially in the school environment. The inclusion of the autistic student in the regular classroom faces several difficulties that will only be solved if there is a school adequacy, both in its physical and pedagogical structure, and its teaching proposal is directed to the guidelines of the documents that govern Inclusive Education, and the have a specific training to work with the autistic student.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6797
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PatríciaMarinhoCampos.pdfTrabalho de Conclusão de Curso711,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.