Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6804
Título: A leitura e escrita acadêmica: desafios enfrentados pelos alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Pinheiro no seu itinerário formativo
Título(s) alternativo(s): Academic reading and writing: challenges faced by students on the Humanities/Pinheiro degree course in their formative itinerary
Autor(es): PEREIRA, Elderson Caio
Palavras-chave: leitura;
escrita;
gêneros textuais;
letramento acadêmico.
academic literacy;
writing;
reading;
textual genres.
Data do documento: 27-Jul-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Este artigo objetiva analisar se os alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas estão ambientados com a leitura e escrita exigidas na academia. Trata-se de uma pesquisa cujos procedimentos metodológicos foram amparados por pesquisas de natureza bibliográficas e de campo. A pesquisa bibliográfica foi esclarecida pelos pressupostos teóricos dos autores: Raquel Salek Fiad, Cleber Tourinho, Maria Emília Almeida Cruz, Micheli Gomes de Souza, Lívia Maria Turra Basseto, entre outros. A pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa foi aplicada através de um questionário com 12 questões, sendo esse questionário enviado ao email dos estudantes do curso de licenciatura em Ciências Humanas da UFMA – Campus Pinheiro. Há de fato no cotidiano da academia uma insuficiência no rendimento dos estudantes, que é atribuída, sobremaneira, à sua falta de habilidade em estudar e em expressar sua aprendizagem. Evidencia- se, neste estudo, as dificuldades desses estudantes tanto na escrita, quanto na leitura de diversos gêneros textuais, com isso, os resultados demonstram que há de fato um déficit nesse processo, que está relacionado a diversos fatores como a falta do hábito da leitura e da escrita, e a falta de incentivo deles na Educação Básica, assim como também os resultados apontam a contribuição da universidade no aprimoramento e ampliação da leitura e escrita.
Descrição: ABSTRACT This article aims to analyze how the students of the Degree Course in Humanities are familiarized with reading and writing required in the academy. This is a research in which methodological procedures were supported by bibliographical and field research. The bibliographical research was clarified by the theoretical assumptions of the authors: Raquel Salek Fiad, Cleber Tourinho, Maria Emília Almeida Cruz, Micheli Gomes de Souza, Lívia Maria Turra Basseto, among others. The field research with a qualitative approach was applied through a questionnaire with 12 questions, being so sent to the students’ email addresses of the undergraduate degree course in Human Sciences at UFMA - Pinheiro Campus. There is, in fact, in the academy routine, an insufficiency in student performance, which is attributed, above all, to their lack of ability to study and express their learning. The results show that there is indeed a deficit in this process, which is related to several factors such as the lack of the habit of reading and writing, and their lack of encouragement in Basic Education, as well as the results point to the contribution of the university in the improvement and expansion of reading and writing.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6804
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELDERSONCAIOPEREIRA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso742,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.