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dc.contributor.authorLACERDA, Denilson Dos Santos Martins-
dc.date.accessioned2023-08-21T13:27:01Z-
dc.date.available2023-08-21T13:27:01Z-
dc.date.issued2022-07-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6808-
dc.descriptionABSTRACT The present work seeks to discuss the relations between sensory perception, time-timed memories and landscape within the mortuary environment of Monte Pio better known as the cemiterinho of Monte Pio of the city of Pinheiro-Maranhão. Based on sensory archaeology allowing the idea that memories are part of a communicative and dynamic relationship with our perception of the place. We take as the object of the research the creation of the cemiterinho of Monte Pio, we realize that the performances performed in this mortuary environment are differentiated from the sensory aspects that the morphology of that landscape gives us, in addition to the mortuary events that alter our encounters with this materiality in this peculiar construction, at first, bringing light to the existence of historical visibility and the lack of public power about the maintenance of this mortuary space. Thus, the memories and concepts about death can also be shaped and influenced from the sensory characteristics thus making the cemetery of Montepio or affectionately called "cemiterinho" becomes a place of memory, because there, in that funerary space is an object of social and family representation, bringing a meaning of respect and religiosity as well as that of change that operates in all of us before the inflexibility of death.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O presente trabalho busca debater as relações entre percepção sensorial, memórias atemporais e paisagem dentro do ambiente mortuário de Monte Pio mais conhecido como cemiterinho de Monte Pio da cidade de Pinheiro-Maranhão. Com base na arqueologia sensorial permitindo a ideia que as memórias fazem parte de uma relação comunicativa e dinâmica com nossa percepção do lugar. Tomamos como objeto da pesquisa a criação do cemiterinho de Monte Pio, percebemos que as performances ora executadas nesse ambiente mortuário são diferenciadas a partir dos aspectos sensoriais que a morfologia daquela paisagem nos dá, além dos eventos mortuários que alteram nossos encontros com essa materialidade nessa peculiar construção, a princípio, trazendo a luz para a existência de visibilidade histórica e o descaso do poder público acerca da manutenção deste espaço mortuário. Desse modo, as memórias e os conceitos quanto a morte podem ser também moldados e influenciados a partir das características sensoriais tornando assim, o cemitério de Monte Pio ou carinhosamente chamado de “cemiterinho” torna- se um lugar da memória, pois ali, naquele espaço funerário é um objeto de representação social e familiar, trazendo um significado de respeito e religiosidade como também o da mudança que se opera em todos nós diante da inflexibilidade da morte.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjecthistória;pt_BR
dc.subjectmemórias;pt_BR
dc.subjectcemitério infantil;pt_BR
dc.subjectmortuário;pt_BR
dc.subjectPoder Público.pt_BR
dc.subjecthistory;pt_BR
dc.subjectmemories.pt_BR
dc.subjectChildren's Cemetery;pt_BR
dc.subjectmortuary.pt_BR
dc.subjectPublic Power.pt_BR
dc.titleCampo Santo dos Inocentes: análise sobre a formação do cemitério infantil do povoado Monte Pio – Pinheiro - MApt_BR
dc.title.alternativeCampo Santo dos Inocentes: an analysis of the formation of the children's cemetery in the village of Monte Pio - Pinheiro - MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Pinheiro

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