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Título: GRID NA COMPOSIÇÃO NARRATIVA DAS HQS: um estudo da Gestalt aplicada em HQs
Título(s) alternativo(s): GRID IN THE NARRATIVE COMPOSITION OF COMICS: a study of Gestalt applied in comics
Autor(es): ALVES, Carlos Eduardo Sales
Palavras-chave: Design gráfico;
Composição;
Grid;
História em quadrinhos;
Gestalt
Graphic Design;
Composition;
Grid;
Comic book;
Gestalt
Data do documento: 18-Jul-2017
Editor: UFMA
Resumo: Aborda o uso do grid na composição de layouts de histórias em quadrinhos (HQs). A partir da pesquisa bibliográfica, apresenta um breve recorte da história e evolução do design gráfico mundial, traçando paralelos com desenvolvimento industrial e social da humanidade. Aponta ainda as escolas de design e designers que tiveram relevância para o desenvolvimento de layouts, observando os tipos de composições mais usadas, seus conceitos visíveis e intrínsecos. Analisa a anatomia de um layout, seus elementos e funções, usando como principal referencial Samara (2007). Assinala também, brevemente, fatos relevantes na história e evolução das HQs, principalmente as que se relacionam ao layout e estrutura de suas páginas. Trata o aspecto da composição dos quadros nas Hqs, Watchmen – Edição definição (2009), Incal – Integral (2011) e Ghost in the Shell (1991); a relação entre esses, a página e a narrativa, de acordo com os estudos apontados por Groensteen (2014). Além do grid e da história em quadrinhos, o estudo aborda a Gestalt, seus fundamentos e bases conceituais e, sua importância para o design gráfico utilizando a obra de Filho (2009). Estes três eixos são base para a investigação de três obras em quadrinhos usando a metodologia de Gil (1995), no intuito de descobrir relações entre a narrativa, a composição dos quadros e a Gestalt da página. Diante dos resultados, demonstra a possibilidade ou não do planejamento de uma HQ usando os conceitos do grid e da Gestalt nas páginas.
Descrição: Addresses the use of grid layout composition, through a brief clipping of the history and evolution of world graphic design, drawing parallels with the industrial and social development of mankind. It will point of design schools and designers who had your relevance for the development of layouts, will notice the types of most commonly used compositions, their visible and intrinsic concepts. It will analyze the anatomy of a layout, its elements and functions, using as main reference Samara (2007). It will point also, briefly, the relevant facts in the history and evolution of comic books, especially those relating to the layout and structure of your pages. It will treat the aspect of composition of the frames of the pages three comic books, Watchmen – Edição definição (2009), Incal – Integral (2011) e Ghost in the Shell (1991), the relationship between frames, the page and the narrative about the study singled out by Groensteen (2014). In addition to the grid and of the comic strip, the study will address the Gestalt, its foundations and its conceptual basis and importance in the graphic design through the work of Filho (2009). These three axes will be the basis for the investigation of three comic books, using the methodology of Gil (1995), in order to discover relationships between the narrative, the composition of the pictures and the gestalt of the page. Given the results, demonstrate the possibility or not of planning a comic book using through the grid and Gestalt concepts in the pages.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6810
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga

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