Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6814
Título: | Análise sobre o ensino de história indígena no livro didático no Colégio Dr. Pedro Lobato, Pinheiro - MA |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of the teaching of indigenous history in the textbook at Colégio Dr. Pedro Lobato, Pinheiro - MA |
Autor(es): | PEREIRA, Claudinei Pinheiro |
Palavras-chave: | história indígena; documentos legais; ensino fundamental maior; livros didáticos. indigenous history; legal documents; major primary school; didatic books. |
Data do documento: | 2022 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO A presente pesquisa teve por objetivo analisar aspectos sobre o ensino de História Indígena no ensino fundamental maior, da escola da rede pública Pedro Lobato, localizada na cidade de Pinheiro - MA. O referencial teórico reuniu alguns documentos legais como as constituições (1891, 1824, 1934, 1937, 1946, 1967 e 1988 os Parâmetros Nacionais Curriculares-PCN, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, e o currículo de História que regulamentam o ensino sobre a história indígena no sistema educacional brasileiro. Reunimos também pesquisas como as de Saviani (2013), Hilsdorf (2013), Bittar e Ferreira Jr. (2013) entre outras que abordam o tema em ênfase. Quanto a metodologia, a pesquisa caracterizam-se como uma pesquisa exploratória, a coleta de dados ocorreu através do método bibliográfico e as análises foram realizadas a partir de uma abordagem qualitativa, de acordo com os apontamentos teóricos de Gil (2002), e Gerhard e Silveira (2009). O corpus da pesquisa consiste nos elementos dos livros didáticos, a saber, a capa, ficha catalográfica, informações sobre os autores, apresentação do livro didático, linguagens, imagens, representações, propostas teórico-metodológica, atividades e aspecto gerais do livro. As análises dos dados indicam que os livros de História empregados no ensino fundamental maior da escola em questão, apresentam caraterísticas sobre os povos indígenas do período do Brasil Colônia, com pouca ênfase nas características linguísticas e culturais dos povos que habitavam este continente. As análises também apontam para a predominância de uma perspectiva eurocêntrica na construção da imagem do indígena e sua cultura, o que, por conseguinte, influencia na construção de uma imagem ou perspectiva distorcida e preconceituosa sobre os povos indígenas. |
Descrição: | ABSTRACT The present research aimed to analyze aspects about the teaching of Indigenous History in higher elementary education, at the Pedro Lobato public school, located in the city of Pinheiro - MA. The theoretical framework brought together some legal documents such as the constitutions (1891, 1824, 1934, 1937, 1946, 1967 and 1988 the National Curricular Parameters-PCN, the National Common Curricular Base - BNCC, and the History curriculum that regulates the teaching of history in the Brazilian educational system. We also gathered research such as those by Saviani (2013), Hilsdorf (2013), Bittar and Ferreira Jr. (2013) among others that address the topic in emphasis. characterized as an exploratory research, data collection took place by through the bibliographic method and the analyzes were carried out from a qualitative approach, according to the theoretical notes of Gil (2002), and Gerhard and Silveira (2009). namely, the cover, catalog card, information about the authors, presentation of the textbook, languages, images, representations, theoretical-methodological proposals, activities and general aspects information about the book. Data analysis indicates that the history books used in higher education in school in question present characteristics about the indigenous peoples of the colonial period of Brazil, with little emphasis on the linguistic and cultural characteristics of the peoples who inhabited this continent. The analyzes also point to the predominance of a Eurocentric perspective in the construction of the image of the indigenous and their culture, which, therefore, influences the construction of a distorted and prejudiced image or perspective on indigenous peoples. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/6814 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Pinheiro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CLAUDINEIPINHEIROPEREIRA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 745,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.