Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6823
Título: | UM POSSÍVEL SIGNIFICADO FILOSÓFICO PARA A PRESENÇA DO COMPONENTE CURRICULAR FILOSOFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE PINHEIRO -MA |
Título(s) alternativo(s): | A POSSIBLE PHILOSOPHICAL MEANING FOR THE PRESENCE OF THE PHILOSOPHY CURRICULUM COMPONENT IN THE FINAL YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL IN THE MUNICIPALITY OF PINHEIRO -MA |
Autor(es): | NUNES, Jôsicley Mendes |
Palavras-chave: | Pinheiro; Componente Curricular Filosofia; experiência docente; Ensino Fundamental; BNCC. Curriculum Component Philosophy; Teaching experience; Elementary School; BNCC. |
Data do documento: | 2021 |
Resumo: | RESUMO Analisando a estrutura curricular do município de Pinheiro no estado do Maranhão, o presente trabalho tem como objetivo identificar o lugar do Componente Curricular Filosofia dentro da estrutura curricular desse município. Para isso faz um levantamento do contexto histórico do ensino da Filosofia no Brasil, em contraponto com a estruturar curricular nacional. Compreendendo a natureza da relação entre a Filosofia e a Lei de Diretrizes e bases, assim como as características latentes da Filosofia na Base Nacional Comum Curricular. Ressaltando através da experiência docente, a importância da Filosofia no Ensino Fundamental Anos Finais tendo com base no livro O Ensino de Filosofia como Problema Filosófico proposto por Cerletti. |
Descrição: | ABSTRACT Analyzing the curricular structure of the municipality of Pinheiro in the state of Maranhão, the present work aims to identify the place of the Philosophy Curriculum Component within the curricular structure of this municipality. For this, it surveys the historical context of the teaching of Philosophy in Brazil, in contrast to the national curriculum structure. Understanding the nature of the relationship between Philosophy and the Law of Guidelines and Bases, as well as the latent characteristics of Philosophy in the Common National Curriculum Base. Emphasizing through the teaching experience, the importance of Philosophy in Elementary School Final Years based on the teaching of philosophy as a philosophical problem proposed by Cerletti. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/6823 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Ciências Humanas/Filosofia do Campus de Pinheiro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JÔSICLEYMENDESNUNES.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 2,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.