Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6824
Título: ESTADO E LIBERDADE COMO UMA SÍNTESE DO PENSAMENTO CLÁSSICO E MODERNO NA FILOSOFIA DO DIREITO DE HEGEL
Título(s) alternativo(s): STATE AND FREEDOM AS A SYNTHESIS OF CLASSICAL AND MODERN THOUGHT IN HEGEL'S PHILOSOPHY OF LAW
Autor(es): AMORIM FILHO, Luis Carlos Serra
Palavras-chave: Hegel;
Filosofia do direito;
Eticidade;
Estado;
liberdade.
Philosophy of law;
Ethical life;
State;
freedom.
Data do documento: 2021
Resumo: RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento da teoria hegeliana da Eticidade, com foco no Estado, demonstrando como ele unifica a filosofia política moderna com a filosofia política clássica, como uma nova forma de pensar o Estado e a liberdade. A filosofia política de Hegel tem como objeto a liberdade, precisamente seu desenvolvimento e efetivação. Hegel propõe uma Moralidade subjetiva e uma Eticidade objetiva, que juntas vão determinar a efetivação da liberdade no Estado, através do reconhecimento dos interesses individuais e universais. Para tanto, Hegel desenvolve uma teoria que busca uma síntese entre o Direito e a moralidade moderna, centrados no sujeito, seja do direito, seja o sujeito moral, e a eticidade antiga. No Período Clássico, a polis era vista como própria realização da razão, entretanto é apenas na Modernidade que surge a ideia do reconhecimento da subjetividade como constitutiva da liberdade. Para Hegel, a grande questão é restabelecer uma eticidade objetiva que não negue a subjetividade moral. O artigo está dividido em três partes. A primeira é o desenvolvimento da ideia da vontade livre até sua realização na Eticidade. Isto posto, buscou- se explicitar a partir da ideia de liberdade como ela se concretiza no Estado. . Por fim, tentou- se mostrar o Estado como síntese, que articula organicamente a subjetividade moderna com eticidade da polis a fim de demonstrar como Hegel guarda e eleva tais conceitos em seu sistema dialético de direito.
Descrição: ABSTRACT:This paper aims to develop the Hegelian theory of Ethical life, focusing on the State, demonstrating how it unifies modern political philosophy with classical political philosophy, as a new way of thinking about the State and freedom. Hegel's political philosophy has as its object freedom, precisely its development and realization. Hegel proposes a subjective Morality and an objective Ethicity, which together will determine the realization of freedom in the State, through the recognition of individual and universal interests. Therefore, Hegel develops a theory that seeks a synthesis between Law and modern morality, centered on the subject, whether the law or the moral subject, and ancient ethics. In the Classical Period, the polis was seen as the very realization of reason, however, it is only in Modernity that the idea of recognizing subjectivity as constitutive of freedom arises. For Hegel, the big issue is to re- establish an objective ethics that does not deny moral subjectivity. The article is divided into three parts. The first is the development of the idea of free will until its realization in Ethics. That said, I seek to make explicit, based on the idea of freedom, how it materializes in the State. Finally, we tried to show the State as a synthesis, which organically articulates modern subjectivity with the ethics of the polis in order to demonstrate how Hegel keeps and elevates such concepts in his dialectical system of law.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6824
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Ciências Humanas/Filosofia do Campus de Pinheiro

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