Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6829
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | LIMA, Jackson Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-23T12:46:36Z | - |
dc.date.available | 2023-08-23T12:46:36Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/6829 | - |
dc.description | ABSTRACT The objective is to analyze the historicity of the training of professionals for pedagogical work with the Brazilian Sign Language - LIBRAS in the municipality of Pinheiro - MA. The study proposed here is justified by the need to conduct a study on the training of professionals focused on school pedagogical work with Brazilian Sign Language. The methodological procedures used for the development and structuring of the study are based on the development of research: qualitative, exploratory, bibliographic and field.The bibliography research was developed based mainly on the studies of: Mendes (2018); Mori and Sander (2015); Perlin (2002); Lodi and Lacerda (2015) among others. The field research was carried out through the application of interviews. It is concluded, from the realization of the research, that the implementation of Libras in the municipality of Pinheiro - MA, took place through the pressure of the relatives of the deaf in their inclusion in regular education from the disclosure of the legal guidelines inserted in the National Policy of Special Education in the Inclusive Perspective. And, in 2009, the municipality starts, at the Dr. Pedro Lobato school, the historicity of the first professionals who developed their experiences, with different motivations, with Libras | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO O objetivo é analisar a historicidade da formação dos profissionais para o trabalho pedagógico com a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS no município de Pinheiro - MA. O estudo aqui proposto justifica-se pela necessidade de realização de um estudo sobre a formação de profissionais voltada para o trabalho pedagógico escolar com Língua Brasileira de Sinais. Os procedimentos metodológicos utilizados para o desenvolvimento e estruturação do estudo estão sustentados no desenvolvimento das pesquisas: qualitativa, exploratória, bibliográfica e de campo. A pesquisa bibliografia foi desenvolvida baseada principalmente nos estudos de: Mendes (2018); Mori e Sander (2015); Perlin (2002); Lodi e Lacerda (2015) entre outros. A pesquisa de campo foi realizada através da aplicação de entrevistas. Conclui-se, a partir da realização da pesquisa, que a implantação da Libras no município de Pinheiro - MA, se deu através das pressões dos familiares dos surdos na sua inclusão no ensino regular a partir da divulgação das orientações legais inseridas na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. E, em 2009 o município inicia, na escola Dr. Pedro Lobato, a historicidade dos primeiros profissionais que desenvolveram suas experiências, com diversas motivações, com a Libras. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | historicidade; | pt_BR |
dc.subject | Formação Profissional; | pt_BR |
dc.subject | Língua Brasileira de Sinais. | pt_BR |
dc.subject | historicity; | pt_BR |
dc.subject | Professional qualification; | pt_BR |
dc.subject | Brazilian Sign Language. | pt_BR |
dc.title | Historicidade e formação dos profissionais em Língua Brasileira de Sinais – libras em Pinheiro-Maranhão | pt_BR |
dc.title.alternative | History and training of professionals in Brazilian Sign Language - libras in Pinheiro-Maranhão | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Pinheiro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JACKSONGOMESDELIMA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 557,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.