Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6830
Título: A mediação das tecnologias educacionais em situações de aprendizagens no ensino médio
Título(s) alternativo(s): The mediation of educational technologies in high school learning situations
Autor(es): COSTA, Karla Thamires Ferreira
Palavras-chave: mediação;
ensino e aprendizagem;
Ensino da História.
mediation;
teaching and learning;
History Teaching.
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O presente tema foi escolhido através das minhas experiências como docente, em especial no programa Residência Pedagógica, onde percebi algumas dificuldades dos professores em relação aos usos das tecnologias em sala de aula, e a ausência da mesma. Com base nas vivencias diárias propus esse trabalho que tem como objetivo maior, pesquisar as relações entre professor, aluno e a tecnologia. Os objetivos específicos se desdobram em pesquisar as condições de formação do educador na utilização de novas tecnologias para situações de aprendizagem; avaliar o nível de relacionamento dos professores com os recursos tecnológicos; identificar os recursos obtidos das tecnologias, e quais os recursos a escola oferece para que o envolvimento venha acontecer; avaliar o uso das tecnologias, em especial o computador como um aliado no desenvolvimento de aprendizagem. Enfatizando a problemática: a disponibilidade, acessibilidade e uso dos recursos tem contribuído como ferramentas mediadoras pelas escolas aos alunos do ensino médio em relação aos recursos tecnológicos tem influência no desempenho escolar. Nesse sentido, realiza-se pesquisa bibliográficas e de campo com dados qualitativos e quantitativos, e resultados significativos a realidade do ensino. O estudo evidencia uma reflexão sobre a importância do domínio dos professores nas tecnologias em sala de aula, a utilização desses recursos em aulas, buscando mudanças no modo de ensinar, de aprender e despertar o gosto de aprender dos adolescentes.
Descrição: ABSTRACT This theme was chosen through my experiences as a teacher, especially in the internship stages, where I noticed some difficulties of teachers in relation to the use of technologies in the classroom, and the absence of it. Based on daily experiences, I proposed this work, which has the main objective of researching the relationships between teacher, student and technology. The specific objectives unfold in researching the educator's training conditions in the use of new technologies for learning situations; assess the level of teachers' relationship with technological resources; identify the resources obtained from the technologies, and what resources the school offers for the involvement to happen; evaluate the use of technologies, especially the computer as an ally in the development of learning. Emphasizing the issue: the availability, accessibility and use of resources has contributed as mediating tools by schools to high school students in relation to technological resources that have an influence on school performance. In this sense, bibliographical and field research is carried out with qualitative and quantitative data, and significant results to the reality of teaching. The study highlights a reflection on the importance of teachers' mastery of technologies in the classroom, the use of these resources in classes, seeking changes in the way of teaching, learning and awakening the adolescents' taste for learning.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6830
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KARLATHAMIRESFERREIRACOSTA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso541,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.