Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6836
Título: Principais causas da evasão escolar no 8° e 9° ano do ensino fundamental na unidade integrada José de Erivan Cordeiro em Pinheiro – Maranhão
Título(s) alternativo(s): Main causes of school dropout in the 8th and 9th grades at the José de Erivan Cordeiro integrated unit in Pinheiro - Maranhão
Autor(es): COSTA, Neilde
Palavras-chave: evasão escolar;
abandono;
Ensino fundamental.
school dropout;
abandonment;
Elementary School
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Este artigo tem o propósito de investigar as principais causas da evasão escolar no 8° e 9o ano do ensino fundamental na Unidade Integrada José de Erivan Cordeiro, em Pinheiro – MA, a fim de evidenciar como esse problema afeta a educação dessa escola e desse município, bem como a vida desses alunos e alunas que abandonam e não retornam mais à escola. A elaboração deste estudo parte do seguinte questionamento: quais as principais causas da evasão escolar entre alunos e alunos do 8° e 9o ano do ensino fundamental? Justifica-se por si tratar de um tema que envolve um problema não somente local, quanto nacional, pois a evasão escolar não é apenas uma questão em os alunos deixam de frequentar a sala de aula, é preciso considerar as situações de saída do aluno da escola. No que concerne à metodologia utilizada para a realização do presente estudo, trata-se de uma abordagem qualitativa, a partir do desenvolvimento das pesquisas: bibliográfica, documental e de campo. Conclui-se que dentre os principais motivos pelos quais o problema da evasão e do abandono ainda demonstrarem altos números, estão, na percepção dos alunos/alunas, associados à falta de motivação e interesse dos alunos de estudarem; muito difícil conciliar trabalho e estudos, gravidez na adolescência, violência doméstica, a falta de professores, a dificuldade de compreensão conteúdos e problemas como bullyng. Já os professores dizem que a problemática acontece quando o/a aluno/aluna deixa de se apropriar do aprendizado e, consequentemente, acontece o insucesso escolar.
Descrição: ABSTRACT This article aims to investigate the main causes of school dropout in the 8th and 9th grade of elementary school at the José de Erivan Cordeiro Integrated Unit, in Pinheiro - MA, in order to show how this problem affects the education of this school and this municipality , as well as the lives of these students who drop out and never return to school. The elaboration of this study starts from the following question: what are the main causes of school dropout among students and students in the 8th and 9th grade of elementary school? It is justified in itself to deal with a theme that involves a problem that is not only local, but also national, since school dropout is not just an issue in which students stop attending the classroom, it is necessary to consider the situations of the student leaving the classroom. school. With regard to the methodology used to carry out the present study, it is a qualitative approach, based on the development of research: bibliographic, documentary and field. It is concluded that among the main reasons why the problem of dropout and dropout still shows high numbers, are, in the perception of students, associated with the lack of motivation and interest of students to study; very difficult to reconcile work and studies, teenage pregnancy, domestic violence, the lack of teachers, the difficulty of understanding content and problems such as bullying. Teachers, on the other hand, say that the problem occurs when the student fails to appropriate learning and, consequently, school failure occurs.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6836
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Pinheiro

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