Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6839
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Inara Guterres-
dc.date.accessioned2023-08-23T13:49:14Z-
dc.date.available2023-08-23T13:49:14Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6839-
dc.descriptionABSTRACT The present work is the result of the analysis of an intervention project entitled: Education of ethnic-racial relations and for the teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture based on the experiences of PIBID (Institutional Initiation Scholarship Program). Teaching) relying on the Interdisciplinary approach. Taking as its starting point the education of ethnic-racial relations in the school curriculum provided by Law No. 10.639 / 03. This project was developed at the José de Anchieta Teaching Center in Pinheiro-MA with the proposal of inserting students from the Federal University of Maranhão (UFMA) Pinheiro campus, the Interdisciplinary Degree in Human Sciences and Natural Sciences in formation process. teacher at school, as well as discuss ethnic-racial relations in the school curriculum. To this end, we sought formative and interactive actions in the educational environment of the school.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O presente trabalho é fruto da análise de um projeto de intervenção intitulado: Educação das relações étnicos-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana tendo como ponto de partida as experiências vivenciadas no PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) contando com a abordagem Interdisciplinar. Tendo como ponto de partida a educação das relações étnico-raciais no currículo escolar assegurado pela lei no 10.639/03. O referido projeto foi desenvolvido no Centro de Ensino José de Anchieta, em Pinheiro-MA com a proposta de inserir graduandos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) campus Pinheiro, do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas e de Ciências Naturais em processo de formação docente na escola, bem como, discutir as relações étnico-raciais no currículo escolar. Para tanto, buscou-se ações formativas e interativas no ambiente educativo da escola.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjecteducação;pt_BR
dc.subjectRelações Étnico-Raciais;pt_BR
dc.subjectCurrículo Escolar.pt_BR
dc.subjecteducation;pt_BR
dc.subjectEthnic-Racial Relations;pt_BR
dc.subjectSchool curriculum.pt_BR
dc.titleRelato de experiência vivenciada no projeto PIBID interdisciplinar no campus Pinheiro-UFMApt_BR
dc.title.alternativeReport on the experience of the interdisciplinary PIBID project on the Pinheiro-UFMA campuspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
INARAGUTERRESSILVA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso345,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.