Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6843
Título: O ensino de história e cultura local em Pinheiro, Maranhão: propostas metodológicas para uma consciência histórica
Título(s) alternativo(s): La enseñanza de la historia y la cultura local en Pinheiro, Maranhão: propuestas metodológicas para una conciencia histórica
Autor(es): PEREIRA, Maria Edvânia Serrão
Palavras-chave: Ensino de História;
História Local;
História;
Cultura de Pinheiro-MA.
Consciência Histórica.
Enseñanza de Historia;
Historia local;
Historia;
Cultura de Pinheiro-MA;
Conciencia histórica.
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O Ensino de História Local é necessário para construir senso crítico nos alunos, fomentar a cidadania nos indivíduos e a consciência histórica, a partir do momento em que eles conseguem interpretar a relação dicotômica entre aqueles personagens que estão presentes nos livros de História com maior presença, em contraposição aos personagens conhecidos localmente. Nessa perspectiva, nosso objetivo é avaliar criticamente se o Ensino de História e os seus componentes curriculares em Pinheiro, Maranhão, são suficientes para o conhecimento e a valorização da História e Cultura local por parte do alunado. Partimos das seguintes problemáticas: porque abordar a História local, do município de Pinheiro, analisando sua presença no currículo e no ensino em determinada escola? E de que forma pode-se abordar as transformações ocorridas dentro da historiografia (História social, Nova História, História vista de Baixo, História do Cotidiano e etc. epistemologias que vão contra o discurso historiográfico positivistas) na sala de aula, partindo da narrativa oficial de Pinheiro? Nosso caminho metodológico se ampara em revisão bibliográfica, partindo de uma avaliação crítica dos textos selecionados, mas com a inserção da análise de um material coletado em campo que estimulou a análise de nosso objetivo central, por isso, ela também é uma pesquisa documental. Como considerações finais, destacamos que as narrações dentro da disciplina historiográfica tende a negligenciar a História e Cultura local de Pinheiro enquanto método necessário para construir consciência histórica e identidade nos estudantes, por tal razão, propomos formas de trabalhar a História Local por meio de planos de aulas que abordem a temática de forma crítica, fundamentado em fontes locais que conversem com a Literatura, com a Educação Patrimonial, a História Oral, dentre outras possibilidades.
Descrição: RESUMEN La Enseñanza de Historia Local es necesaria para construir sentido crítico en los estudiantes, fomentar la ciudadanía en los individuos y la conciencia histórica, desde el momento en que pueden interpretar la relación dicotómica entre aquellos personajes que están presentes en los libros de historia con mayor presencia, a diferencia de los personajes localmente conocidos. Desde esta perspectiva, nuestro objetivo es evaluar críticamente si la enseñanza de la historia y sus componentes curriculares en Pinheiro, Maranhao, son suficientes para el conocimiento y la apreciación de la historia y la cultura local por parte del estudiante. Partemos de los siguientes problemas: ¿por qué acercarnos a la historia local del municipio de Pinheiro, analizando su presencia en el currículo y enseñando en una escuela determinada? Y cómo se puede abordar las transformaciones que se produjeron dentro de la historiografía (Historia Social, Nueva Historia, Historia vista desde Bass, Historia de la Vida Diaria y etc. epistemologías que van en contra del discurso historiográfico positivista) dentro de la sala de clase, a partir de la narrativa de Pinheiro? Nuestra trayectoria metodológica se basa en una revisión bibliográfica, partiendo de una evaluación crítica de los textos seleccionados, pero con la inserción del análisis de un material recogido en el campo que estimuló el análisis de nuestro objetivo central, por lo que también es un investigación documental. Como consideraciones finales, destacamos que las narraciones dentro de la disciplina historiográfica tienden a descuidar la Historia y Cultura local de Pinheiro como un método necesario para construir la conciencia histórica y la identidad en los estudiantes, por esta razón, proponemos formas de trabajar en Historia Local a través de planes de lecciones que abordan el tema críticamente, basados en fuentes locales que hablan con Literatura, con Educación Patrimonial, Historia Oral, entre otras posibilidades.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6843
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Pinheiro

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