Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6849
Título: AS IMAGENS DOS CORPOS E OS CORPOS DAS IMAGENS
Título(s) alternativo(s): THE IMAGES OF THE BODIES AND THE BODIES OF THE IMAGES
Autor(es): SANTOS JUNIOR, Jocy Meneses dos
Palavras-chave: Design Gráfico;
Imagem Corporal;
Linguagem Visual;
Cultura de Consumo;
Estereótipos
Graphic Design;
Body Image;
Visual Language;
Consumer Culture;
Stereotypes
Data do documento: 11-Jul-2017
Editor: UFMA
Resumo: Analisa a relação entre corpo, imagem e ideologia a partir da revisão da literatura existente sobre o tema, oriunda de diversos campos de conhecimento. Trata das tradições da linguagem visual, buscando compreender como elas se estabelecem e quais são os seus efeitos culturais. Sugere que estereótipos podem mediar a relação que as pessoas estabelecem com seus próprios corpos e os corpos de outras pessoas. Traça uma breve história das representações do corpo, utilizando as imagens artísticas como caso de estudo, buscando compreender como suas produções e recepções foram mediadas pela cultura no curso da história. Estabelece vínculo entre as ideologias dominantes no capitalismo e a produção de imagens que ele fomenta. Aborda como essas ideologias podem ser nocivas aos indivíduos, causando insatisfação, fomentando preconceitos e estimulando práticas danosas ao corpo. Busca em imagens oriundas da mídia e da publicidade referências visuais que ilustrem as convenções representacionais abordadas. Demonstra que as celebridades são apresentadas como expoentes da cultura consumista e modelos a serem seguidos, buscando evidenciar que elas também são imagens construídas para consumo. Compila pontos de vista de relevantes teóricos do campo do design, que discutem a relação entre a prática profissional dos designers e a cultura de consumo na qual estão inseridos, buscando evidenciar como os usos da figura do corpo nas imagens criadas com fins mercadológicos na contemporaneidade podem ser mediados por clichês visuais. Discute a responsabilidade social do designer nesse cenário, elencando os caminhos possíveis para o desenvolvimento de uma atividade sustentável percebidos na literatura do campo.
Descrição: It analyzes the relationship between body, image, and ideology, based on a review of the existing literature on the subject, from different fields of knowledge. It deals with the traditions of visual language, seeking to understand how they are established and what their cultural effects are. It suggests that stereotypes can mediate the relationships that people establish with their own bodies and the bodies of others. It traces a brief history of the representations of the body, using images from art as a case study, seeking to understand how their productions and receptions were mediated by culture in the course of history. It establishes a link between the dominant ideologies of capitalism and the production of images that it fosters. It addresses how these ideologies can be harmful to individuals, causing dissatisfaction, fomenting prejudices and stimulating practices that are damaging to the body. It uses images from the media and advertising as visual references that illustrate the representational conventions addressed. It exposes that celebrities are presented as exponents of consumer culture and models to be followed, seeking to demonstrate that they are also images constructed for consumption. It compiles points of view from relevant theorists of the field of design, who discuss the relationship between the professional practice of designers and the culture of consumption of which they are part, pursuing to show how the uses of the figure of the body in the images created with marketing purposes in contemporaneity are mediated by visual clichés. It discusses the social responsibility of the designer in this scenario, listing the possible paths perceived in the literature of the field for the development of a sustainable activity.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6849
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga

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