Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6855
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | MARQUES, Arthur José Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-24T14:57:42Z | - |
dc.date.available | 2023-08-24T14:57:42Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-10 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/6855 | - |
dc.description | Rationalist industrial logic has produced a society that values people's purchasing power and programmed obsolescence of products. Thus, some groups, such as the elderly, are left on the sidelines because they are not part of the monetary workforce. Ageing process, in addition to this already mentioned problem, the decline of faculties that stimulate a more active action of the elderly in society, the gradual loss of visual acuity, causing difficulty in reading and learning is one of them. This article presents the Inclusive Graphic Design Research Project on the Third Age of the Third Age University of the (Blind Review). Initially, some concepts about inclusive graphic design and the importance of designing graphic artifacts for the elderly are presented. Methods of typographical analysis and validation of the test in a pilot activity are described below. The analysis method encompasses typographic dynamics with users. The data of the dynamics were tabulated in a tool of analysis through visual registers realized during the dynamics. Despite the in tention to legitimize the method it was possible to raise some hypotheses about the characteristics that the inclusive typographies for the Third Age should have as elements of differentiation between the characters, internal opening, type of trait, among other issues. | pt_BR |
dc.description.abstract | A lógica industrial racionalista produziu uma sociedade que valoriza o poder de compra de pessoas e obsolescência programada de produtos. Deste modo, alguns grupos, como os idosos, são deixados à margem por não fazerem parte da mão de obra monetária. O envelhecimento desencadeia, além deste problema já apontado, o declínio de faculdades que estimulam uma atuação menos ativa do idoso na sociedade provocada pela perda gradual da acuidade visual, ocasionando dificuldade de leitura e de aprendizagem. O presente artigo apresenta o Projeto de Pesquisa Design Gráfico Inclusivo na Terceira Idade da Universidade da Terceira Idade da UNITI/UFMA. Inicialmente, são apresentados alguns concei tos sobre o design gráfico inclusivo e a importância de se planejar artefatos gráficos para a terceira idade. Depois, são descritos métodos de análise tipográfica e a validação do teste em uma atividade piloto. O método de análise abrange dinâmicas tipográficas com usuários. Os dados das dinâmicas foram tabula dos em uma ferramenta de análise, através de registros visuais realizados durante as dinâmicas. Apesar do intuito principal ser de legitimar o método, foi possível levantar algumas hipóteses sobre as caracterís ticas que as tipografias inclusivas para Terceira Idade deveriam ter como: elementos de diferenciação entre os caracteres, abertura interna, tipo de traço, entre outras questões. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | design gráfico; | pt_BR |
dc.subject | tipografia inclusiva; | pt_BR |
dc.subject | terceira idade | pt_BR |
dc.subject | typography; | pt_BR |
dc.subject | courseware; | pt_BR |
dc.subject | elderly; | pt_BR |
dc.subject | test | pt_BR |
dc.title | TIPOGRAFIA INCLUSIVA: proposta de análise de elementos tipográficos em materiais didáticos para a terceira idade | pt_BR |
dc.title.alternative | INCLUSIVE TYPOGRAPHY: proposal of analysis of typographic elements in teaching materials for the elderly | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Arthur_Jose_Silva_ARTIGO.pdf | TCC de Graduação | 740,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.