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Título: PEDAGOGIA EMPRESARIAL: o olhar do(a) Pedagogo(a) que trabalha numa empresa privada em Imperatriz-MA
Título(s) alternativo(s): BUSINESS PEDAGOGY: the look of the Pedagogue who works in a private company in Imperatriz-MA
Autor(es): MORAIS, José Ribamar Oliveira
Palavras-chave: Pedagogia Empresarial;
Empresa;
Pedagogo
Business Pedagogy;
Company;
Pedagogue
Data do documento: 9-Jan-2020
Editor: UFMA
Resumo: O presente trabalho monográfico intitulado de Pedagogia Empresarial: O olhar do(a) Pedagogo(a) que trabalha em uma empresa privada em Imperatriz-MA teve como objetivo geral analisar a visão dos pedagogos que trabalham em empresas privadas em Imperatriz-MA sobre a pedagogia empresarial, os objetivos específicos foram identificar as principais atividades que fazem parte do dia a dia dos (as) pedagogos (as) no seu ambiente de trabalho; entender a concepção de trabalho que prevalece na empresa privada onde trabalham os(as) pedagogo(as); analisar o entendimento dos(as) pedagogos(as) no tocante à atuação desses profissionais em ambientes que não sejam a unidade escolar; identificar os principais benefícios para uma empresa privada que abraçar a proposta da pedagogia empresarial, segundo o olhar do(a) pedagogo(a). Devido ao contexto sanitário em que vivemos, pandemia da Covid-19, e da pouca disponibilidade deste profissional em estudo, fizemos uso da tecnologia (internet) para obter as respostas do questionário com questões fechadas e abertas. O interesse em pesquisar esse tema surgiu a partir do desejo de entender a percepção do(a) pedagogo(a) que atua na área comercial privada no que se refere a Pedagogia Empresarial, o que nos levou a investigar se a pedagogia teria espaço nesse meio. Dentre os autores utilizados para fundamentar essa pesquisa destacamos: Libâneo (2010), Almeida (2006) Maron (2021), Holtz (2006), Chiavenato (2003) Fireman (2006), entre outros; além de documentos oficiais como LDB nº 9394/96 e o Projeto de Lei nº 7.900-A de 2014. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa de caráter descritivo, sob enfoque fenomenológico. Nas considerações finais constatamos que o pedagogo pode atuar em todos os tipos de empresa privada, em diferentes setores, tendo contato direto com recurso humano uma vez que sua ação esta voltada para a capacitação dos colaboradores da empresa, assim como concondamos com as colocações das entrevistadas, destacando que para a empresa se desenvolver de forma consciente da sua função na sociedade, a mesma deve valorizar o processo de humanização em seu ambiente, seja no campo administrativo seja no campo da produção.
Descrição: This monographic work entitled Business Pedagogy: The look of (a) Pedagogue (a) working in a private company in Imperatriz-MA has as general objective to analyze the views of pedagogues who are in private companies in ImperatrizMA about pedagogy and, as specific objectives, to identify the main activities that are part of the daily lives of pedagogues in their work environment, to understand the conception of work that prevails in the private company where the pedagogues work ( as), the analysis of the understanding of pedagogues regarding these professionals in environments other than a school unit and identify the main benefits for a private company that embraces a proposal of business pedagogy, according to the ( a) pedagogue (a). Due to the health context we live in, the Covid-19 pandemic, and the limited availability of this professional under study, dissemination of the use of technology (internet) to obtain the answers to the questionnaire with open questions. Curiosity in researching this theme arose from the desire to understand the perception of the pedagogue who works in the private commercial area with regard to Business Pedagogy, which led us to investigate whether pedagogy would have space in this quite . Among the authors used to support this research, we highlight: Libâneo (2010), Almeida (2006) Maron (2021), Holtz (2006), Chiavenato (2003) Fireman (2006), among others; in addition to official documents such as LDB nº 9394/96 and the 'Bill of Law nº 7.900-A of 2014. The adopted methodology was of a qualitative descriptive nature, under a phenomenological approach, taking as technical procedures the bibliographic research and questionnaire application open. In our considerations, we found that the pedagogue can work in all types of private companies, in different sectors, having direct contact with human resources, since their action is aimed at training the company's employees, as well as we agree with the placements of the interviewees, highlighting that for the company to develop consciously of its role in society, it must value the process of humanization in its environment, whether in the administrative field as well as in the field of production.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6859
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