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http://hdl.handle.net/123456789/6860
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | MATOS, Samara Lobo | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-25T12:46:10Z | - |
dc.date.available | 2023-08-25T12:46:10Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-17 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/6860 | - |
dc.description | Design has been long related to luxury, and as an activity that only participated in the production of the object in the phase related to the appearance of the product. In the last decades this situation has changed, design has adopted "a systemic vision, which is confronted with the complexity of social networks, which develops a listening capacity that acts within the diffuse phenomena of creativity and entrepreneurship that characterizes current society"(Krucken, 2009, p.14). The designer starts to act in several areas no longer as a keeper of knowledge, but as a being participatory in the whole process. In this perspective, the extension project "ARTESANATO NO MARACANÃ: use of the seed of juçara in the handicraft production", carried out by the Research Center on Innovation, Design and Anthropology - NIDA, of the Design course of the Universidade Federal do Maranhão, aims to use the juçara (açaí) in handicraft productions, having the design as a mediator of the process, based on the methodology of ethnographic design incorporated to the research design, the foundations of ethnography, knowledge of anthropology and ethnography applied to design (NORONHA, 2012). This makes it possible to place the designer not as a centralizing agent, holder of knowledge, but positioning himself as a mediator between the artisans, in equal proportion and weight of decision. The work "Creative craftsmen: process of creation of bio- jewelry" is part of this project, which takes place after the steps of the melioration of the seed (gathering, washing, drying, sanding, drilling, immunization, dyeing and polishing). , of every process of the creation of the bio- jewelry, that goes from the choice of the theme until the execution of the pieces. In this stage, the Manzini (2008) methodology was used, which deals with creative communities and with the selection of creativity tools based on Siqueira (2015). In this manner, a lecture was held, memory retrieval exercises, transfer of craft techniques, resulting in the materialization of a collection for exhibition and sale. | pt_BR |
dc.description.abstract | O design por muito tempo foi relacionado ao luxo, e como atividade que participava somente da produção do objeto na fase relacionada a aparência do produto. Nas últimas décadas essa situação vem mudando, o design passa a adotar “uma visão sistêmica, que se confronta com a complexidade das redes sociais, que desenvolve uma capacidade de escuta, que atua dentro dos fenômenos da criatividade e do empreendorismo difusos que caracterizam a sociedade atual” (Krucken, 2009, p.14). Passando o designer a atuar em várias áreas não mais como detentor do conhecimento, mas como ser participativo em todo processo. Nessa perspectiva, o Projeto de extensão “ARTESANATO NO MARACANÃ: utilização da semente de juçara na produção artesanal”, realizado pelo Núcleo Pesquisa em Inovação, Design e Antropologia – NIDA, do curso de Design da Universidade Federal do Maranhão, tem como objetivo utilizar a semente de juçara (açaí) em produções artesanais, tendo o design como mediador do processo, baseado na metodologia do design etnográfico incorporando à pesquisa de design, os fundamentos da etnografia, conhecimento da antropologia e a etnografia aplicada ao design (NORONHA, 2012) o que possibilita colocar o designer não como um agente centralizador, detentor do saber, mas de se posicionar como mediador entre as artesãs, em igual proporção e peso de decisão. O trabalho “Artesãs criativas: processo de criação de biojoias” é parte desse projeto, ocorrendo após as etapas de beneficiamento da semente (coleta, lavagem, secagem, lixamento, furação, imunização, tingimento e polimento), onde trata-se, em especial, de todo processo de criação das biojoias, que vai desde a escolha do tema até a execução das peças. Nesta etapa utilizou-se a metodologia Manzini (2008) que aborda sobre comunidades criativas e para a escolha de ferramentas de criatividade baseou-se em Siqueira (2015). Dessa forma realizou-se palestra, exercícios de resgate de memória, repasse de técnicas artesanais, resultando na materialização de uma coleção para exposição e venda. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Design; | pt_BR |
dc.subject | Artesanato; | pt_BR |
dc.subject | Processo criativo; | pt_BR |
dc.subject | Biojoias | pt_BR |
dc.subject | Design; | pt_BR |
dc.subject | Handicraft; | pt_BR |
dc.subject | Creative process; | pt_BR |
dc.subject | Bio-jewelry | pt_BR |
dc.title | ARTESÃS CRIATIVAS: processo de criação de biojoias | pt_BR |
dc.title.alternative | CREATIVE ARTS: process of creation of bio- jewelry | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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