Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6861
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dc.contributor.authorMORAES, Sâmela Patrícia Pereira-
dc.date.accessioned2023-08-25T12:53:58Z-
dc.date.available2023-08-25T12:53:58Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6861-
dc.descriptionBiological jewels are pieces of body ornaments made by hand with natural elements that may or may not be aggregated to precious metals. The Northern region of Brazil is a major producer of this type of handicraft because the seeds used are extracted from the Amazon Forest. Maranhão, although located in the Northeastern region, has part of its territory formed by Amazonian vegetation, which also provides several types of seeds, especially the juçara known in the other Brazilian states as açaí, much used in this type of handicraft. Although it is common to find in touristic points biological jewels for sale, the seeds used come from the Northern region, being the only responsibility of the local craftsmen the making of the pieces. In the city of São Luís, capital of the state of Maranhão, the district of Maracanã has in its territory, the largest juçalar (planting of juçara) of the Island and in the harvest period, tons of pulp of the fruit are extracted and sold. The seeds can be used for planting or as fertilizer, but most of these seeds are discarded, wasting tons of them, which could be used for other purposes, including handicrafts. In this context, the Nucleus of Research in Innovation, Design and Anthropology (NIDA), of the Course of Design of the Federal University of Maranhão (UFMA) by means of project of extension "HANDCRAFT IN MARACAN: Utilization of the Seeds of Juçara in the Handcraft Production", aims at using the seeds of juçara in the production of handcrafts, offering workshops of juçara beneficiation, as well as the creation and production of biological jewels.The project is based on the methodology of ethnographic design (NORONHA, 2012), in which the design research is embedded in the foundations of ethnography, knowledge of anthropology and ethnography applied to design. The use of ethnography as a form of research allows to place the designer, not as a centralizing agent, holder of knowledge, but as mediator of the process. The work " FRUTA RARA: visual identity of the projet Handcraft in Maracanã" is part of this project, inserted in the stage of creation that proposes the creation of the visual identity named "Rare Fruit", chosen as an identifying element of the craftmanship group of the project. For the development of the visual identity (symbol and logo) the methodology of Lupton (2014), emphasizing the design processes, where used. It is considered that the present proposal, developed in a partnership with the group, demonstrates the values of the community, identifying the craft activity and the group.pt_BR
dc.description.abstractBiojoias são peças de ornamentação corporal feitas artesanalmente com elementos naturais que podem ser agregadas, ou não, a metais preciosos. A região Norte é um grande produtor desse tipo de artesanato devido as sementes utilizadas serem extraídas da Floresta Amazônica. O Maranhão, embora localizado na região nordeste, tem parte do seu território formado pela vegetação amazônica, o que proporciona também diversos tipos de sementes, em especial a juçara, conhecida nos demais estados brasileiros como açaí, muito utilizada nesse tipo de artesanato. Embora seja comum encontrar em pontos turísticos vendas de biojoias, as sementes utilizadas são provenientes da região Norte, ficando a cargo dos artesãos locais, apenas a confecção das peças. Na cidade de São Luís, capital do Maranhão, o bairro do Maracanã possui no seu território, o maior juçaral (plantação de juçara) da Ilha e no período de safra, toneladas de polpa da fruta são extraídas e vendidas, no entanto, as sementes são utilizadas para plantio ou adubo, mas a maior parte dessas sementes são descartadas, desperdiçando as sementes, que poderiam ser utilizadas para outros fins, inclusive o artesanato. Nesse contexto, o Núcleo de Pesquisa em Inovação, Design e Antropologia (NIDA), do curso de Design da Universidade Federal do Maranhão, através do projeto de extensão “ARTESANATO NO MARACANÃ: utilização da semente de juçara na produção artesanal”, tem como objetivo utilizar a semente de juçara em produções artesanais, oferendo oficinas de beneficiamento da juçara, criação e produção de biojoias. O projeto está pautado na metodologia do design etnográfico (NORONHA, 2012), onde a pesquisa de design está incorporada aos fundamentos da etnografia, conhecimento da antropologia e a etnografia aplicada ao design. O uso da etnografia como forma de pesquisa possibilita colocar o designer, não como um agente centralizador, detentor do saber, mas de se posicionar como mediador do processo. O trabalho “FRUTA RARA: identidade visual do projeto Artesanato no Maracanã” é parte desse projeto, inserido na etapa de criação que propõe a criação da Identidade visual do nome “Fruta rara”, escolhido como elemento identificador do grupo de artesãs do projeto. Para o desenvolvimento da identidade visual (símbolo e logotipo) utilizou-se a metodologia de Lupton (2014), enfatizando os processos de design. Considera-se que a proposta apresentada, desenvolvida em parceria com o grupo, demostra os valores identitários da comunidade, identificando a atividade artesanal e o grupo.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectDesign;pt_BR
dc.subjectArtesanato;pt_BR
dc.subjectIdentidade visualpt_BR
dc.subjectMaracanãpt_BR
dc.subjectDesign;pt_BR
dc.subjectCrafts;pt_BR
dc.subjectMaracanã;pt_BR
dc.subjectVisual identitypt_BR
dc.titleFRUTA RARA: identidade visual do projeto artesanato no maracanãpt_BR
dc.title.alternativeFRUTA RARA: visual identity of the projet handcraft in maracanãpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga

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