Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6863
Título: Joias do Maracanã: tingimento natural de sementes
Título(s) alternativo(s): Jewels from Maracanã: natural dyeing of seeds
Autor(es): SANTOS, Tayomara Santos dos
Palavras-chave: Design;
Artesanato;
Sementes de Juçara;
Tingimento Natural
Design;
Handicrafts;
Seeds of Juçara;
Natural dyeing
Data do documento: 17-Jan-2018
Editor: UFMA
Resumo: O artesanato brasileiro é rico e variado, e essa diversidade se deve, em parte, à grande variedade da matéria-prima encontrada na fauna e na flora de cada região. Dentre essa variedade estão as sementes de diversas espécies que ao passar nas mãos de artesãos e artesãs, tornam-se peças de beleza singulares, conhecidas como biojoias. A região Norte é um grande produtor desse tipo de artesanato devido as sementes utilizadas serem extraídas da Floresta Amazônica. Porém, o Maranhão, embora não seja geograficamente localizado nessa região, tem parte do seu território formado por essa vegetação o que proporciona diversos tipos de sementes, em especial a juçara que é conhecida nos demais estados brasileiros como açaí, muito utilizada nesse tipo de artesanato. É bastante comum ver em pontos turísticos de São Luís, o artesanato com sementes de juçara, já beneficiadas (polidas, furadas e tingidas). O beneficiamento realizado nas sementes não é feito no Maranhão, elas chegam de outros Estados da região amazônica e são vendidas por fornecedores para os artesãos. O trabalho dentro Estado se restringe a confecção das biojóias (CORREA, 2010). Na cidade de São Luís, capital do Maranhão, o bairro do Maracanã possui o maior juçaral (plantação de juçara) da Ilha e no período de safra toneladas de polpa da fruta são extraídas e vendidas, no entanto, as sementes são descartadas sendo que poderiam ser usadas para outros fins, inclusive o artesanato. Diante desse problema, o Núcleo Pesquisa em Inovação, Design e Antropologia (NIDA), do curso de Design da Universidade Federal do Maranhão, procurou por meio do projeto de extensão “ARTESANATO NO MARACANÃ: utilização da semente de juçara na produção artesanal”, utilizar a semente de juçara em produções artesanais, tendo o design como mediador do processo. O trabalho “Joias do Maracanã: tingimento natural de sementes” é parte desse projeto, onde trata-se em especial, do tingimento natural feito nas sementes de juçara. Como metodologia de pesquisa utilizou-se o design etnográfico (NORONHA, 2012). Para fundamentação teórica traz-se considerações sobre a semente de juçara e o Maracanã, tingimento natural, o projeto Artesanato no Maracanã e a execução da etapa de tingimento, resultando em sementes diferenciadas das encontradas no mercado local, demonstradas através de peças confeccionadas por meio do projeto.
Descrição: Brazilian craftsmanship is rich and varied, and this diversity is due, in part, to the great variety of raw material found in the fauna and flora of each region. Among this variety are seeds of different species that, when passing through the hands of craftsmen and women, become pieces of unique beauty, known as biojewels. The North region is a major producer of this type of crafts because the seeds used are extracted from the Amazon rainforest. However, Maranhão, although it is not geographically located in this region, part of its territory is formed by this vegetation which provides several types of seeds, especially the juçara which is known in other Brazilian states as açaí, widely used in this type of handicraft. It is quite common to see handicrafts with seeds of juçara, already processed (polished, perforated and dyed). The processing carried out on the seeds is not made in Maranhão, they arrive from other states in the Amazon region and are sold for suppliers for artisans. The work within the State is restricted to the manufacture of biojewels (CORREA, 2010). In the city of São Luís, capital of Maranhão, the Maracanã neighborhood has the largest juçaral (juçara plantation) on the Island and during the harvest period tons of fruit pulp are extracted and sold, however, the seeds are discarded and could be used for other purposes, including crafts. Faced with this problem, the Nucleus Research in Innovation, Design and Anthropology (NIDA), from Design course at the Federal University of Maranhão, sought through the extension project “CRAFT IN MARACANÃ: use of juçara seed in artisanal production”, use the juçara seed in craft productions, with design as a mediator of the process. The work “Joias do Maracanã: natural dyeing of seeds” is part of this project, where it is, in particular, the natural dyeing made from juçara seeds. As a methodology of research used the ethnographic design (NORONHA, 2012). For theoretical foundation, it brings considerations on the juçara seed and Maracanã, natural dyeing, the Artesanato no Maracanã and the execution of the dyeing stage, resulting in seeds differentiated from found in the local market, demonstrated through pieces made through the project.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6863
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga

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