Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6876
Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO EGRESSO DO CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS/ QUÍMICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS DE SÃO BERNARDO-UFMA
Título(s) alternativo(s): Supervised internship in the training and performance of the graduating Natural Sciences/ Chemistry Course at the São Bernardo Science Center-UFMA
Autor(es): SILVA, Darlân Ribeiro da
Palavras-chave: Estágio supervisionado;
egresso;
formação docente
Supervised internship;
egress;
teacher training
Data do documento: 21-Jul-2022
Editor: UFMA
Resumo: Os cursos de graduação possuem como componente curricular o Estágio Supervisionado, peça fundamental para a formação docente. No Curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química, Centro de ciências de São Bernardo no Estado do Maranhão, não é diferente, pois o estágio assume um papel importante no processo de formação de cada universitário. Neste trabalho buscou-se refletir sobre como o estágio pode desenvolver ou interferir na vida acadêmica de cada discente durante e após a conclusão do curso. Dessa forma, a pesquisa tem como objetivo principal: conhecer as contribuições do estágio supervisionado para a formação e atuação do egresso como docente. E, como objetivos específicos identificar as contribuições do curso de Ciências Naturais para a formação do docente, compreender os benefícios do estágio para a formação acadêmica e investigar os desafios e entraves enfrentados pelos recém- formados do curso de Ciências Naturais/Química na atuação docente. Para isso utilizou- se um questionário contendo questões abertas direcionado a egressos do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química, onde constatou-se que o estágio contribuiu muito no processo de formação de cada acadêmico e por mais que estudos demonstrem a dificuldade de emprego, os dados dessa pesquisa contrariam essa informação.
Descrição: Undergraduate courses have the Supervised Internship as a curricular component, a fundamental part of teacher training. In the Degree Course in Natural Sciences/Chemistry, Centro de Ciências de São Bernardo in the State of Maranhão, it is no different, as the internship plays an important role in the training process of each university student. This work sought to reflect on how the internship can develop or interfere in the academic life of each student during and after the completion of the course. In this way, the research has as main objective: to know the contributions of the supervised internship for the formation and performance of the graduate as a teacher. And, as specific objectives, to identify the contributions of the Natural Sciences course to teacher training, to understand the benefits of the internship for academic training and to investigate the challenges and obstacles faced by recent graduates of the Natural Sciences/Chemistry course in teaching. For this, we used a questionnaire containing open questions directed to graduates of the Degree in Natural Sciences / Chemistry, where it was found that the internship contributed a lot in the training process of each academic and even though studies demonstrate the difficulty of employment, the data from this research contradict this information.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6876
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_DARLAN_RIBEIRO.pdfTCC de Graduação520,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.